Os Desafios da Extração de Ouro e Prata e Seus Impactos na Economia Brasileira
A extração de Ouro e Prata no Brasil enfrenta desafios para manter a sua competitividade.
Isso acontece por situações adversas, seja da natureza histórica e cultural do Brasil, ou da baixa infraestrutura para autorizar, fiscalizar e permitir um crescimento das empresas que operam legalmente.
A começar pela Prata, o grande desafio para a economia brasileira é suprir a demanda nacional e global. Acontece que este metal era mais limitado à indústria de moda e varejo. Porém, hoje já se vê a Prata sendo empregada em construções, principalmente na produção de paineis solares, que utilizam o metal.
No caso do Ouro, o problema é bem mais complexo. O grande desafio está na fiscalização e regulamentação do garimpo legal nas florestas brasileiras, como a Mata Atlântica e a Amazônia. Hoje, o garimpo ilegal é responsável pela maior coleta de Ouro, mas as suas práticas colocam em risco os trabalhadores, as comunidades ribeirinhas e indígenas, e a própria floresta.
Nesta reportagem especial, vamos lembrar os principais desafios para a extração de Ouro e Prata no Brasil e como a superação poderia impactar positivamente a economia brasileira nos próximos anos!
Desafios do Ouro e da Prata na hora da extração
A extração de Ouro e Prata vale bastante a pena. Ao analisarmos qual o valor do ouro hoje, percebe-se que a valorização deste metal segue em alta, tendo picos quando situações começam a surgir, independente de qual parte do mundo. No caso da Prata, é um pouco diferente.
A Prata deixou de ser utilizada apenas em bijuterias e outras opções do varejo, como pratos e copos. Isso porque os paineis solares utilizam o metal na sua produção. Mais especificamente, a prata é derretida e utilizada em forma de pasta. Isso garante uma camada condutora de trás para frente nas células solares, responsáveis por captar a luz e transformá-la em energia.
Ainda sobre a Prata, vale a pena acrescentar que a demanda pelo metal está tão alta que o mercado fechou em déficit em relação aos pedidos. No Brasil, as empresas de mineração que produzem Prata entregam 27 mil toneladas por ano. Portanto, aumentar a produção neste momento pode ser bem oportuno para aumentar a participação brasileira na exportação do metal.
A seguir, pontuamos os principais desafios que as indústrias de produção de Ouro e Prata têm que enfrentar para escalar nos próximos anos!
1. Compliance ambiental e soluções ESG
No momento, não há um pacto a favor do compliance ambiental e soluções de ESG endossadas pelo Governo Brasileiro. Portanto, fica a cargo das próprias empresas desenvolver soluções baseadas neste tipo de gestão. Acima de tudo, uma tributação especial que favorecesse maquinário de alta tecnologia.
O Regime Especial de Tributação (RET) poderia ser revisitado para focar em empresas de mineração que atendessem um nível de excelência em compliance. Mesmo que a arrecadação diminuísse, em contrapartida mais empresas poderiam focar em minerar no país e superar o déficit global dos metais.
2. Plano de êxodo de comunidades ribeirinhas e proteção dos povos originários
No Brasil, estima-se que exista aproximadamente 37 mil moradores que vivem às margens dos rios do Amazonas, segundo levantamento do projeto Povos Ribeirinhos. A condição dessas comunidades é precária, sem o acesso à saneamento e sem atendimento médico. Assim também vivem os povos originários que têm ou não contato com a civilização.
Com um possível avanço da mineração em regiões povoadas pelas comunidades ribeirinhas, faz-se necessário um plano êxodo dessas pessoas, atendendo e entregando mais conforto. No caso dos povos originários, é importante um plano de proteção e contingenciamento da mineração.
3. Incentivo à formalidade e combate ao garimpo ilegal
O garimpo ilegal gera prejuízos às comunidades locais e aos trabalhadores, que utilizam produtos químicos sem a devida proteção. Contudo, o grande dano é às florestas, podendo sofrer impactos permanentes ao solo e aos rios locais. Por causa disso, é importante superar esta forma de mineração e ter um plano prático de combate ao garimpo clandestino.
Em paralelo a isso, o Governo precisa incentivar a mineração legal nos estados. Um plano de ação e a criação de políticas públicas a favor do incentivo é um bom começo. Assim, evita-se que empresas iniciem no garimpo de forma irregular e operem dentro de parâmetros seguros.
Os impactos econômicos da mineração no Brasil
Um possível avanço na mineração de Ouro e Prata no Brasil tem muito a acrescentar à economia brasileira. Ambos os metais estão cada vez mais preciosos, mesmo a Prata agora está em destaque por causa da sua importância em equipamentos sustentáveis.
Entre as principais vantagens, temos que mencionar:
- Maior geração de emprego;
- Aumento na riqueza do país;
- Maior participação no mercado internacional;
- Aumento na arrecadação;
- Geração de royalties para o desenvolvimento.
Conclusão - Extração de Ouro e Prata tem potencial, mas se perde em meio aos desafios
A extração de Ouro e Prata tem um enorme potencial para a economia brasileira. Contudo, é difícil que esses desafios sejam superados nos próximos anos. Isso porque o garimpo ilegal se estendeu e hoje tem representantes nas cidades e nos estados, o que dificulta uma mudança brusca. Desta forma, a operação segue gerando prejuízos e tendo o seu potencial minimizado.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: