Sebrae revela as 8 melhores áreas para empreender
Saiba quais são os setores com maior potencial de crescimento e sucesso para novos negócios, segundo o Sebrae.
Empreender é o sonho de 6 em cada 10 brasileiros. Isso de acordo com o relatório mais recente da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizado com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Além de mapear o desejo das pessoas de ter o próprio negócio, o Sebrae também apurou as 8 melhores áreas para empreender na atualidade.
Segundo Luciana Macedo, que gerencia o Sebrae a nível nacional, o potencial de sucesso dessas áreas vêm das tendências de consumo da sociedade ao longo do tempo. Ou seja, são áreas que prometem continuar em alta a longo prazo.
Portanto, a hora de aderir a elas é agora. Quem começar, se aprimorar, fortalecer sua marca online, criar um site e investir em autoridade, buscando sites para posts patrocinados com backlinks, enfim, deve surfar na onda do sucesso.
Quer saber que áreas são essas e mais dicas para garantir sucesso em qualquer uma delas? Então leia até o final e confira.
10 melhores áreas para empreender
Luciana Macedo comanda a plataforma Ideias de Negócio, uma iniciativa do Sebrae com foco na educação e capacitação de empreendedores. Dessa forma, quem acessa o portal tem acesso a e-books e outros materiais gratuitos para quem quer abrir o próprio negócio.
No total, são mais de 400 setores que o Sebrae aborda por lá. Segundo a entidade, as áreas mais promissoras são aquelas com baixo investimento inicial. Em contraste, o potencial de rentabilidade delas é alto. Isso porque a maioria permite operar online, sem investir em infraestrutura física, através de sites, blogs e redes sociais (principalmente o setor de serviços). Já para o setor de produtos, é possível vender por e-commerces. Excelentes lojas virtuais, como a Rodaless, por exemplo, operam assim, vendendo diversos tipos de produtos, os quais o consumidor recebe no conforto de sua casa.
De qualquer forma, veja então os setores que melhor se encaixam nesses parâmetros.
1. Corretoria de imóveis
O mercado imobiliário brasileiro vem se mantendo aquecido, principalmente em regiões metropolitanas e cidades em desenvolvimento. Segundo o levantamento Pesquisa do Mercado Imobiliário divulgada pela Secovi-SP, a previsão é de crescimento entre 5% e 7% em 2025. Portanto, essa é uma das melhores áreas para empreender.
Sem falar que a atuação como corretor de imóveis oferece flexibilidade e a possibilidade de trabalhar de forma autônoma e à distância, atendendo online tanto compradores quanto vendedores. Também barateia as despesas com escritório físico e deslocamentos. Quem sabe quanto custa manter um carro também sabe que não precisar ir até o trabalho todos os dias ajuda e muito a economizar.
2. Designer gráfico é outra das melhores áreas para empreender
A crescente demanda por presença digital e materiais de marketing impulsiona a necessidade de designers gráficos. Assim, empresas de todos os portes buscam profissionais criativos para desenvolver identidades visuais, materiais promocionais e conteúdo para redes sociais.
Por outro lado, a possibilidade de trabalhar remotamente e oferecer serviços online amplia o alcance e a clientela. Dessa maneira, essa área é muito atrativa para empreendedores com habilidades artísticas e técnicas.
3. Distribuidora de bebidas
O setor de bebidas no Brasil é gigantesco, com consumo alto em diversas regiões. De acordo com a projeção da eMarketer, o consumo de bebidas alcoólicas em 2025 deve crescer cerca de 7%. Aliás, só a venda pela Internet deve ultrapassar US$ 7,74 bilhões.
Assim sendo, trabalhar com distribuição de bebidas por meios digitais é uma das melhores áreas para empreender.
4. Escritório de consultoria
Empresas e profissionais autônomos costumam buscar com frequência consultorias especializadas para aprimorar processos, estratégias e resultados. E áreas como finanças, recursos humanos, marketing e tecnologia da informação têm alta demanda.
Essa é uma das melhores áreas para empreender porque um escritório de consultoria pode operar de forma enxuta. Ou seja, com baixo investimento inicial, utilizando sites e redes sociais para captar e atender clientes, oferecendo serviços personalizados e de alto valor agregado.
5. Fábrica de produtos de chocolate
O brasileiro simplesmente ama chocolate, e esse mercado no Brasil é vasto e diversificado. Desse modo, a venda online do produto pode ser uma excelente modalidade de negócios. Principalmente se aliada a estratégias de marketing digital, para ampliar o alcance.
6. Loja de cosméticos e perfumaria
O setor de beleza e cuidados pessoais é um dos mais resilientes e lucrativos no país. E uma loja de cosméticos e perfumaria pode atender a uma grande variedade de clientes, com produtos nacionais e importados.
Sem falar na possibilidade de vender online, por meio de um e-commerce e nas redes sociais.
7. Pet shop
O mercado pet brasileiro é um dos maiores do mundo, com tutores cada vez mais dispostos a investir no bem-estar de seus animais de estimação. Segundo dados do Instituto Pet Brasil, o segmento movimentou R$ 77 bilhões em 2024 e a previsão é de crescimento para os próximos anos.
Um pet shop pode oferecer produtos, serviços de estética animal, consultoria nutricional e até atendimento veterinário. Por outro lado, a presença digital, com e-commerce e conteúdo informativo nas redes sociais, ajuda a fidelizar clientes e a atrair novos públicos.
8. Agência de viagens
Com a retomada do turismo, as agências de viagens voltam a ter alta procura para a organização de roteiros personalizados, pacotes promocionais e consultoria em destinos.
A atuação online, com um site informativo e presença ativa nas redes sociais, pode ajudar a tornar essa ideia de negócio um verdadeiro sucesso para quem quer empreender.
Dicas para ter sucesso nas 8 melhores áreas para empreender
Conforme explica o Sebrae, empreender em qualquer uma dessas áreas tem um alto potencial de sucesso. Porém, como em qualquer negócio, é preciso dedicação e estratégia. Nesse sentido, veja algumas dicas importantes:
● Busque cursos e treinamentos para aprimorar habilidades técnicas e de gestão. Aliás, você pode aproveitar a própria plataforma do Sebrae, que oferece diversos recursos educativos para diferentes etapas do negócio;
● Invista em um site profissional e utilize as redes sociais para promover produtos e serviços. Afinal, a criação de conteúdo interessante, como blogs e vídeos, aumenta a visibilidade e atrai potenciais clientes;
● Faça networking, pois participar de eventos e comunidades do setor amplia contatos e oportunidades de parceria;
● Esteja atento às tendências e adapte-se às mudanças do mercado. Tenha em mente que a inovação constante mantém o negócio competitivo, atendendo às expectativas dos clientes e superando a concorrência.
● Foque na experiência do seu cliente. Um atendimento excepcional fideliza e gera indicações.
Gostou de saber as 8 melhores áreas para empreender? Então, escolha a que melhor se encaixa no seu perfil, coloque as dicas em prática e realize o sonho de começar seu próprio negócio!
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: