Alcolumbre deve voltar à presidência do Senado com apoio de ampla maioria
PL e PT dividirão a vice-presidência; Daniella Ribeiro (PSD) será a 1ª secretária
247 - O Senado Federal se prepara para a eleição de sua nova Mesa Diretora neste sábado (1º), e a recondução de Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) à presidência da Casa é considerada praticamente certa. Segundo informações do Congresso em Foco, Alcolumbre conta com o apoio de sete partidos, que juntos somam 70 senadores, garantindo ampla maioria para sua eleição. Como parte dos acordos para a nova Mesa, o PL e o PT ficarão com a vice-presidência.
O senador Eduardo Gomes (PL-TO) ocupará o cargo de 1º vice-presidente. De acordo com sua assessoria, o nome é “consenso” e o acordo “está feito”. Já a 2ª vice-presidência ficará com Humberto Costa (PT-PE), como parte da articulação entre as siglas. Atualmente, a 1ª vice-presidência pertence ao senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), enquanto a 2ª está vaga desde a saída de Rodrigo Cunha (Podemos-AL), que assumiu a vice-prefeitura de Maceió.
A definição da Mesa segue o critério da proporcionalidade partidária, conforme previsto na Constituição Federal. O PSD, dono da maior bancada do Senado, com 15 parlamentares, será representado na 1ª Secretaria por Daniella Ribeiro (PB). O nome foi anunciado pelo líder do partido, Omar Aziz (PSD-AM), após reunião interna da legenda.
As indicações para a 2ª, 3ª e 4ª Secretaria ainda estão indefinidas. O Congresso em Foco entrou em contato com a assessoria do PP para apurar a indicação do partido, mas não obteve resposta. Os nomes de Dr. Hiran (PP-RR) e Laércio Oliveira (PP-SE) estão entre os cotados.
Função dos membros da Mesa
A Mesa Diretora é composta por sete parlamentares: presidente, dois vice-presidentes e quatro secretários, responsáveis por conduzir os trabalhos legislativos. O presidente do Senado tem prerrogativas como convocar e presidir sessões da Casa e do Congresso Nacional, definir a Ordem do Dia e retirar matérias da pauta em caso de erro.
Os vices substituem o presidente em ausências e impedimentos. O 1º secretário lê correspondências e pareceres em plenário, rubrica listagens de votações eletrônicas e anexa documentos aos processos legislativos. O 2º secretário é responsável por redigir e ler atas secretas. Já o 3º e o 4º secretários auxiliam em contagens de votos e organização de listas eleitorais do Senado.
Alcolumbre favorito, mas outros disputam
A eleição de Davi Alcolumbre à presidência é considerada praticamente garantida, com apoio de Rodrigo Pacheco, do governo federal e da oposição de quase todos os partidos. Entretanto, há outros nomes na disputa, como Soraya Thronicke (Podemos-MS), Marcos do Val (Podemos-ES), Eduardo Girão (Novo-CE) e Astronauta Marcos Pontes (PL-SP). Nenhuma dessas candidaturas, no entanto, é vista como uma ameaça real ao favoritismo de Alcolumbre.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: