TV 247 logo
    HOME > Poder

    Altman: “Luta de classes dará vitória a Dilma”

    "Os trabalhadores, as camadas médias e os setores abastados estão cristalizando suas posições" na eleição presidencial, afirma o jornalista; Breno Altman observa que "a candidatura petista, antes majoritária apenas entre os que possuem renda familiar de até dois salários mínimos e no Norte-Nordeste, já avança para ser favorita também entre os que recebem de 1,5 mil a 3,6 mil reais, além de lograr expressiva recuperação no Sudeste"; colunista diz que as forças progressistas disputam contra a alternativa reacionária nessas eleições, uma definição da "boa e velha luta de classes"; leia a íntegra

    "Os trabalhadores, as camadas médias e os setores abastados estão cristalizando suas posições" na eleição presidencial, afirma o jornalista; Breno Altman observa que "a candidatura petista, antes majoritária apenas entre os que possuem renda familiar de até dois salários mínimos e no Norte-Nordeste, já avança para ser favorita também entre os que recebem de 1,5 mil a 3,6 mil reais, além de lograr expressiva recuperação no Sudeste"; colunista diz que as forças progressistas disputam contra a alternativa reacionária nessas eleições, uma definição da "boa e velha luta de classes"; leia a íntegra (Foto: Gisele Federicce)
    Gisele Federicce avatar
    Conteúdo postado por:

    247 – Em nova coluna em seu blog feito em parceria entre o 247 e o portal Opera Mundi, o jornalista Breno Altman afirma que a "luta de classes" será a responsável por dar vitória à presidente Dilma Rousseff nessas eleições. Se antes a candidata à reeleição pelo PT era "majoritária apenas entre os que possuem renda familiar de até dois salários mínimos e no Norte-Nordeste", agora "já avança para ser favorita também entre os que recebem de 1,5 mil a 3,6 mil reais, além de lograr expressiva recuperação no Sudeste".

    Leia um trecho:

    Herdando a maior parte dos votos de Marina Silva, o postulante da direita ameaçava forjar aliança entre os setores mais ricos e as frações melhor remuneradas dos assalariados. Sinalizava que poderia seduzir o que certa literatura passou a chamar de nova classe média. Esse cenário está sendo rompido. A campanha petista está a poucos passos de reconstruir um bloco popular suficientemente sólido para reeleger a atual governante e reduzir a influência hegemônica de seu adversário ao cantão da riqueza.

    Segundo Altman, "o PT e a presidente estão sabendo fazer da campanha eleitoral uma ferramenta para ativar a memória social e desvendar os interesses de classe contidos nos programas de seus adversários". Também são ferramentas da campanha o choque programático e de biografias – "o PT, que já havia se saído vitorioso em desvendar a plataforma de Marina Silva, amigável ao capital financeiro, continuou a conduzir esse debate contra Aécio Neves". O jornalista completa: "Por esses passos vai se construindo a vitória da presidente. Contra a alternativa reacionária, uma ampla e generosa frente de forças progressistas".

    Leia a íntegra em Luta de classes dará vitória a Dilma

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: