TV 247 logo
    HOME > Poder

    Centrão encolhe e quer mudar de nome, mas mantendo mesmo ideologia

    Após perder 22 deputados nas eleições; o Centrão, coalização formada pelo DEM, PRB, Solidariedade, PP e PR, considera continuar unido e se manter força atuante no Congresso em 2019; entre as primeiras estratégias está reeleger Rodrigo Maia para a presidência da Câmara e, a partir daí, o grupo pensa em mudar de nome; ideia é criar uma coalizão maior, que preze pela "responsabilidade e sensatez" e a possibilidade de fusões entre os partidos também não está descartada

    Centrão encolhe e quer mudar de nome, mas mantendo mesmo ideologia (Foto: José Cruz/Agência Brasil)
    Paulo Emílio avatar
    Conteúdo postado por:

    Sputnik - Foram 22 deputados a menos após o resultado das urnas, mas o Centrão, coalização formada pelo DEM, PRB, Solidariedade, PP e PR, considera continuar unido e se manter força atuante no Congresso em 2019. Entre as primeiras estratégias está reeleger Rodrigo Maia para a presidência da Câmara. A partir daí, o grupo pensa em mudar de nome.

    A ideia é se juntar a partidos como o MDB, o PSDB e o PSD e criar uma coalizão maior, que preze pela "responsabilidade e sensatez", em referência à "marcha da insensatez" mencionada por Fernando Henrique Cardoso em carta enviada a candidatos de centro há três semanas. A possibilidade de fusões entre os partidos também não está descartada.

    A criação de um superpartido é possibilidade aventada desde maio entre a cúpula das siglas e foi formalmente discutida entre o presidente do DEM, ACM Neto, o secretário-geral do PSDB, Marcus Pestana e o próprio Rodrigo Maia. A estratégia — além de dar mais voz aos parlamentares em decisões importantes — também faz engordar o fundo partidário (mesmo motivo pelo qual Marina já considera fundir a Rede ao PPS).
    O novo nome do Centrão ainda não está na mesa. Oficialmente, os partidos se recusaram a comentar as negociações.

     

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: