Desembargador que impediu título a Lula enfrenta reclamação por práticas abusivas
Segundo o corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, o desembargador Evandro Reimão dos Reis teria temperamento “explosivo”
247 - A Corregedoria Nacional de Justiça instaurou, nesta sexta-feira (6), reclamação disciplinar contra o desembargador Evandro Reimão dos Reis, do Tribunal Federal da 6ª Região (TRF), para apurar supostas violações aos deveres funcionais. Além de problemas na gestão de processos, correição extraordinária realizada no gabinete do magistrado, em agosto de 2023, constatou conduta repreensível no trato com servidores e servidoras e com outros desembargadores do tribunal.
Reis, da 10ª Vara Federal Cível da Bahia, enquanto juiz da 10ª Vara Federal Cível da Bahia, determinou, em 2017, negou concessão do título de Doutor Honoris Causa ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela Universidade do Recôncavo da Bahia (UFRB), determinando que a polícia barrasse a solenidade.
Na decisão desta sexta-feira, o corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão, destacou morosidade excessiva na condução dos processos, quantidade elevada de acórdãos pendentes de assinatura e constantes adiamentos de julgamentos. Em relação ao tratamento dado pelo desembargador federal aos servidores, há relatos do temperamento “explosivo” do magistrado, da pressão extenuante por resultados e de longas jornadas de trabalho, que muitas vezes ultrapassavam a madrugada.
Além dos servidores, até mesmo desembargadores fizeram queixas em relação ao comportamento de Reis. Segundo os colegas, é comum ele não respeitar prazos para a disponibilização de votos e solicitar, de forma excessiva, vista nos processos em análise no tribunal.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: