Filiação de jovens ao PT cresceu 24% no último ano em SP, desde a elegibilidade de Lula
Apesar de ter apenas 3% de filiados jovens, as filiações desse público ao partido representaram 27% no último ano
247 - A filiação de jovens no Partido dos Trabalhadores cresceu 24% no estado de São Paulo ao longo do último ano. A data marca o período de elegibilidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, líder nas pesquisas de intenção de voto na disputa presidencial de 2022 contra Jair Bolsonaro, que aparece em segundo lugar.
Em março de 2021, o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou condenações de Lula na Operação Lava Jato, o que fez com que o ex-presidente deixasse de ser réu nos processos e, com isso, recuperasse os direitos políticos e voltasse a ser elegível.
Apesar de a representatividade de jovens no PT paulista (até 29 anos) ser de apenas 3%, desde maio de 2021 as filiações desse público representaram 27%.
Filiados em todos os municípios
Depois de descobrir que apenas dois municípios paulistas não tinham filiados ao partido no estado de São Paulo, a juventude do PT liderou uma ação para encontrar os primeiros interessados a se filiar nestas cidades.
Na semana passada, o núcleo de jovens da legenda foi até Pedrinhas Paulista, onde filiou o professor de História Juliano Aparecido de Almeida. O novo filiado recebeu também uma carta de boas-vindas assinada pelo ex-prefeito da capital e pré-candidato ao governo de São Paulo Fernando Haddad, com quem fez uma chamada de vídeo.
A outra cidade ainda sem filiados do PT é Sebastianópolis do Sul. O partido busca interessados para fazer uma ação similar à de Pedrinhas e pretende completar a missão até o final de abril.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: