"Houve consenso sobre a necessidade de se negociar a criação de dois estados independentes na Palestina", diz Mauro Vieira
Chanceler brasileiro fez um balanço sobre a Cúpula do Cairo (vídeo)
247 – O chanceler brasileiro Mauro Vieira gravou um vídeo em que fez um balanço sobre sua participação na Cúpula do Cairo, que reuniu cerca de 30 países e organizações internacionais para discutir a situação no Oriente Médio, em meio a conflitos recentes em Gaza. Vieira destacou a relevância do encontro, que contou com a presença de atores internacionais de peso, como a ONU, a União Africana e a Liga dos Estados Árabes, além da União Europeia e os membros permanentes do Conselho de Segurança.
O Brasil, representado por Vieira, participou como presidente do Conselho de Segurança e foi o único país fora dos grupos mencionados. Segundo o chanceler, a discussão na cúpula foi ampla e espontânea, resultando em um consenso notável. Entre os pontos de acordo, destacou-se a necessidade de negociar uma solução para a situação, a criação de dois estados independentes vivendo lado a lado em paz com fronteiras internacionalmente reconhecidas, a urgência de ajuda humanitária e saídas para a crise, bem como a cessação imediata de hostilidades e da violência.
Vieira expressou sua esperança de que novas edições da cúpula ocorram em breve, ampliando a participação de países e avançando em direção a uma negociação entre as partes envolvidas. No dia da reunião, coincidentemente, houve a abertura da fronteira para a entrada dos primeiros 20 caminhões com ajuda humanitária, um passo significativo em meio à calamitosa situação em Gaza.
O chanceler ressaltou a importância desse gesto, mas também enfatizou que é necessário um esforço maior, uma vez que, de acordo com o secretário-geral da ONU, são necessários pelo menos 100 caminhões por dia para atender às necessidades mínimas da população afetada.
Os brasileiros em Gaza – Quanto à liberação dos nacionais de diversos países que estão em Gaza e não conseguem atravessar a fronteira, Vieira mencionou que ainda não há uma solução concreta. Ele informou que representava o presidente brasileiro, Lula, na busca por um entendimento e na solicitação da liberação de 26 brasileiros que ainda estão na Faixa de Gaza. O chanceler observou que a abertura da fronteira para ajuda humanitária é um passo importante, mas espera que, nos próximos dias, um acordo permita a saída dos brasileiros e de cidadãos de outros países.
Vieira ainda relatou que voltará a Nova York, onde participará de uma reunião do Conselho de Segurança no dia 25, para debater a situação no Oriente Médio e a questão palestina, entre outros temas. A comunidade internacional segue empenhada em buscar soluções para a crise no Oriente Médio, e a cúpula do Cairo representou um passo significativo em direção a um entendimento e à busca da paz na região. Assista:
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: