Maia pede desfiliação do DEM e diz ter sido traído pelo partido: ‘se alinhou a Bolsonaro’
No documento entregue à Justiça, em que formaliza sua saída do partido, o deputado lista uma série de declarações de integrantes do DEM a favor de Jair Bolsonaro
247 - O deputado federal Rodrigo Maia pediu desfiliação do DEM nesta sexta-feira (14), alegando ter sido traído, uma vez que integrantes da legenda estariam cada vez mais alinhados a Jair Bolsonaro.
No documento entregue ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), em que formaliza seu pedido de saída do partido por justa causa, o ex-presidente da Câmara lista uma série de declarações de filiados à sigla em defesa do presidente.
Com isso, segundo ele, o DEM mudou seu programa partidário. Maia diz que ficar no DEM seria uma agressão à sua liberdade de consciência.
Maia, que conversou com o ex-presidente Lula na semana passada em Brasília, deve agora se filiar ao PSD. Com a saída do DEM, ele encerra um ciclo de mais de 20 anos no antigo PFL.
Apesar do duro discurso contra o bolsonarismo, durante a presidência da Câmara Maia foi bastante criticado por não ter colocado em discussão pedidos de impeachment apresentados contra Bolsonaro. Quando deixou o cargo, as críticas continuaram, especialmente quando ele fazia críticas ao presidente nas redes sociais.
Rodrigo Garcia também deixa o DEM
Na outra ponta, o vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, deixa o DEM para se filiar ao PSDB, visando a possibilidade de o atual governador, João Doria, disputar a presidência e deixar o cargo livre.
No Twitter, ACM Neto, prefeito de Salvador, figura tradicional do DEM, reagiu contra a desfiliação de Rodrigo Garcia: “A mudança do vice-governador Rodrigo Garcia para o PSDB é fruto de uma inexplicável imposição estabelecida pelo governador de São Paulo, João Doria, cuja inabilidade política tem lhe rendido altíssima rejeição e afastado os seus aliados”.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: