PCdoB deve recorrer a Lula por eleições em Porto Alegre
PT não quer abrir de candidato próprio na capital gaúcha para beneficiar comunistas, que têm no páreo a deputada Manuela d´Ávila, bem posicionada nas pesquisas; em São Paulo, o PCdoB deve desistir de Netinho de Paula para apoiar Haddad
247 – Em São Paulo, a pressão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve funcionar para fazer com que o PCdoB recue e não lance um candidato próprio. Segundo informações da coluna Poder Online, do portal iG, parlamentares comunistas já dão como certa a saída do vereador Netinho de Paula do páreo para que o partido apoie o candidato petista, Fernando Haddad.
Apenas em mais duas capitais o PCdoB tem como certo o lançamento de candidaturas próprias. Em Fortaleza (CE), está na disputa pelo partido Inácio Arruda, e em Porto Alegre, a deputada Manuela d'Ávila.
A capital gaúcha é um capítulo à parte no que diz respeito à aliança dos dois partidos. A deputada vai bem nas pesquisas e representa a novidade na política, mas o PT não quer abrir mão da candidatura de Adão Villaverde para dar espaço aos comunistas.
Nesta segunda-feira 22, até Haddad elogiou a candidata do PCdoB em cerimônia que prestou homenagem a Lula, na Câmara da capital paulista. "É uma candidata forte do PCdoB. Ela representa uma novidade na política que nós valorizamos".
Em entrevista concedida ao 247 em dezembro do ano passado, a deputada lamentou a hipótese de ter de disputar votos com o PT no próximo ano. "A unidade é o que pode garantir a vitória", disse (leia a íntegra aqui). Segundo reportagem da Folha de S.Paulo desta segunda, a direção do partido pretende recorrer também a Lula – que articulou o apoio em São Paulo -, até o fim da semana, para que a cúpula do PT intervenha no diretório gaúcho sobre o caso.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: