TV 247 logo
    HOME > Poder

    Procuradores vão filtrar nomes para aumentar chances de Lula escolher novo PGR pela lista tríplice

    Ideia é que procuradores com pouca ou nenhuma possibilidade de serem escolhidos por Lula sejam incentivados a desistir de integrarem a lista

    Lula e fachada da Procuradoria-Geral da República (Foto: REUTERS/Adriano Machado | José Cruz/Agência Brasil)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - Os procuradores do Ministério Público Federal (MPF) estão se articulando para que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) siga o critério de escolha do procurador-geral da República por meio da lista tríplice elaborada pela categoria, uma vez que os aliados do petista defendem que ele escolha alguém de sua confiança para comandar a Procuradoria-Geral da República (PGR). 

    De acordo com a coluna da jornalista Carolina Brígido, do UOL, os procuradores defendem que a lista tríplice seja composta apenas por candidatos com chances reais de ser o escolhido para o cargo. "Ou seja: procuradores com pouca ou nenhuma possibilidade de serem escolhidos por Lula seriam incentivados a desistir da cadeira antes mesmo de tentá-la". 

    Ainda segundo a reportagem, os aliados de Lula defendem que ele escolha alguém de sua confiança para evitar o risco de ficar sem proteção judicial ao longo do seu terceiro mandato. 

    “Quando foi presidente, Lula nomeou integrantes da lista tríplice e acabou sem proteção judicial. O auge do revés foi quando Antonio Fernando de Souza apresentou denúncia sobre o mensalão ao STF (Supremo Tribunal Federal) contra aliados importantes de Lula”, destaca a colunista.

    Até o momento, Lula  tem dito que ainda não decidiu sobre os critérios que irá adotar para definir o responsável pela PGR. 

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: