TV 247 logo
    HOME > Poder

    PT aciona PGR contra Roberto Castello Branco por prevaricação

    Bancada do partido na Câmara afirma que o ex-presidente da Petrobrás teria se omitido ao não levar ao conhecimento das autoridades mensagens e áudios que incriminariam Bolsonaro

    Roberto Castello Branco (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - A bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara dos Deputados enviou, nesta segunda-feira, 27, uma representação criminal ao Procurador-Geral da República, Augusto Aras, contra o ex-presidente da Petrobrás Roberto Castello Branco por prevaricação. 

    Durante uma discussão em um grupo de economistas, Castello Branco revelou que o celular corporativo que devolveu à petroleira quando deixou o cargo, em abril do ano passado, tinha mensagens e áudios que incriminariam Jair Bolsonaro.

    >>> Ex-presidente da Petrobrás chama Bolsonaro de “psicopata” e diz que seu celular tinha provas de crimes cometidos por ele

    “Se eu quisesse atacar o Bolsonaro não foi e não é por falta de oportunidade (sic). Toda vez que ele produz uma crise, com perdas de bilhões de dólares para seus acionistas, sou insistentemente convidado pela mídia para dar minha opinião. Não aceito 90% deles [dos convites] e quando falo procuro evitar ataques”, disse Castello Branco durante a discussão.

    Segundo a representação do PT, Castello Branco teria cometido o crime de prevaricação ao não levar ao conhecimento das autoridades as mensagens e áudios que incriminariam o chefe de governo. 

    "[Ele] teria se quedado inerte, não denunciando ou levando ao conhecimento das autoridades responsáveis pela persecução penal, as informações que guardava", diz a representação.

    "Desnecessário asseverar que qualquer servidor público tem o dever funcional de levar às autoridades legais informações acerca de crimes ou indícios de práticas delitivas que tenham conhecimento, sob pena de responsabilização, em tese, pela conduta criminosa de prevaricação", explica.

    O partido pede a instauração de procedimento de investigação criminal e a entrega do aparelho celular e chips para a realização de uma perícia. 

    A bancada do PT na Câmara é encabeçada pelo deputado Reginaldo Lopes (MG).

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: 

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: