Sérgio Cabral e Eduardo Paes visitam Lula no hospital
Aliados de primeira hora do ex-presidente, o governador do Rio e o prefeito da capital fluminense foram cumpriment-lo pela cura do cncer
Rio 247 - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu a visita do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e do prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes. O encontro aconteceu no hospital Sírio-Libanês, na manhã desta quinta-feira (29), às 10h30 e durou 40 minutos. De São Paulo eles seguem para Roma, na Itália, e para o Vaticano, em compromisso oficial.
A visita a Lula foi para cumprimentá-lo pela cura do câncer na laringe e reafirmar a parceria do PMDB com o governo federal. Logo mais eles seguem para a cidade italiana de Roma. Além da benção papal vão acertar posições para a Jornada Mundial da Juventude, evento católico que acontecerá na capital fluminense entre os dias 23 e 28 de julho de 2013. Será a primeira visita da maior autoridade católica ao Brasil, Papa Bento XVI, desde que foi escolhido para o lugar de João Paulo II. São esperadas quatro milhões de pessoas na cidade por causa do evento.
Cabral e Paes participarão do Encontro Internacional de Delegados da Juventude, que debate aspectos da organização da JMJ, e irão à Rádio Vaticano falar sobre os preparativos do estado para a jornada, incluindo temas como segurança pública e infraestrutura. No domingo (01/04), o governador e o prefeito assistem à Santa Missa de Ramos na Praça de São Pedro, no Vaticano.
Para o governador, a jornada vai ajudar a consolidar esse Rio que estamos vivendo hoje, um lugar que tem cada vez mais paz, oportunidades e desenvolvimento. "Este é um evento integrado, que vai contar com a participação de toda a sociedade, como vimos em Madri em 2011: o hotel mais sofisticado e a casa mais humilde vão receber os convidados do mundo todo. Estamos nos preparando em diferentes áreas, como segurança, infraestrutura e mobilidade urbana", disse. Eles serão acompanhados pelo secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, e pelo Arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta.
Na sexta-feira (30), Cabral faz visita e concede entrevista à Rádio Vaticano para falar sobre os preparativos da JMJ no Rio. Em seguida, ele participa da reunião dos delegados internacionais, que reúne representantes de 173 países para discutir aspectos da organização da jornada como hospedagem, alojamentos, programação cultural, inscrições, vistos, transportes, entre outros.
Saúde do ex-presidente
Exames que o ex-presidente fez na manhã de quarta-feira, no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, indicaram que ele não não tinha mais sinais de câncer na laringe. Lula realizou uma ressonância magnética e uma laringoscopia e ambos os testes deram negativo.
"Não podemos falar em cura, mas podemos dizer que não temos mais sinais da doença. É um alívio", disse um dos médicos que tratam do ex-presidente. Em nota, o hospital Sírio-Libanês afirmou que foram realizados exames que mostraram a "ausência de tumor visível". Os procedimentos médicos demonstraram uma pequena inflamação nas áreas submetidas à radioterapia, como já era esperado. Lula deve continuar com as sessões de fonoaudiologia e iniciará programação de avaliações periódicas.
Após queixa de dores de garganta, Lula realizou uma série de exames na noite de 28 de outubro do ano passado. Na manhã do dia seguinte, foi divulgado boletim médico do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, informando que foi diagnosticado um tumor maligno na laringe, que seria inicialmente tratado por quimioterapia.
O câncer na região da laringe é mais comum entre homens e o de maior incidência na região da cabeça e pescoço. Os principais fatores que potencializam a doença são o tabagismo e o consumo de álcool. Já os sintomas são: dor de garganta, rouquidão, dificuldade de engolir, sensação de "caroço" na garganta e falta de ar.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: