Apoiado pelo PT, CUT, PSOL e PCO, Duo Accordi realiza amanhã em Brasília ato pró-Palestina e pró-Saara Ocidental
Evento, com a presença de cantores e influenciadores, será no Eixão, 207 Norte
247 - Uma série de organizações da sociedade civil promoverá amanhã, em Brasília, ato pró-Palestina e pró-Saara Ocidental. O evento terá a participação de artistas e influenciadores. Haverá muita música. O ato está previsto para começar às 10 horas, no Eixão, 207 Norte.
A organização é do Duo Accordi, formado pela cantora e pianista Eleni Fagundes, líder do Grupo As Merceditas (formado por intérpretes de Mercedes Sosa) e pelo violeiro, cantor e compositor Chico Nogueira, criador do Mambembrincante. O evento tem o apoio do PT, CUT, PCO, PSOL, Rede Bancários, Unipop, Assarauí, TV Com de Brasília, Ibraspal e Flotilha da Liberdade.
A questão palestina é mundialmente conhecida e hoje Gaza é o território onde há genocídio em curso, promovido pelo sionismo de Israel. Já a questão do Saara Ocidental é menos conhecida. O território sofreu a invasão do Marrocos.
A República Saaraui foi fundada em 1975, após conquistar sua independência da Espanha, mas perdeu parte do território depois de um acordo dos espanhóis com o Marrocos e com a Mauritânia.
Depois de expulsar os espanhóis, o povo saaraui passou a lutar contra o Marrocos, que anexou ilegalmente a seu território uma grande área, rica em fosfato e com costa marítima voltada para o Atlântico.
A amexação já foi considerada ilegal pela Corte Internacional de Justiça (CIJ)
O Brasil, ao contrário de outros países da América Latina, como Chile, Peru, Colômbia e Panamá, ainda não reconheceu o Saara Ocidental como nação independente e que, estatutariamente, tem o nome de República Árabe Saaraui.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: