TV 247 logo
    HOME > Brasília

    Barroso anuncia que enviou respostas solicitadas pelas Forças Armadas sobre urnas eletrônicas

    Segundo o TSE, foram perguntas com pedidos de informações sobre o funcionamento das urnas eletrônicas, sem qualquer comentário ou juízo de valor sobre segurança

    Luís Roberto Barroso (Foto: Roberto Jayme/ASCOM/TSE)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, comunicou nesta segunda-feira (14) à Comissão de Transparência das Eleições (CTE) que enviou respostas para as Forças Armadas sobre dúvidas técnicas apresentadas sobre o Sistema Eletrônico de Votação. De acordo com o TSE, foram 80 perguntas específicas com pedidos de informações para compreender o funcionamento das urnas eletrônicas, sem qualquer comentário ou juízo de valor sobre segurança ou vulnerabilidades.

    A iniciativa do ministro vem em um contexto no qual Jair Bolsonaro levanta dúvidas sobre a confiabilidade das urnas eletrônicas, o que é visto pela oposição como uma forma de ele tentar um golpe na eleição deste ano. 

    O tribunal informou que a Secretaria de Tecnologia da Informação do TSE respondeu às questões, de natureza técnica, em um documento com 69 páginas e três anexos, somando pouco mais de 700 páginas. 

    Os questionamentos foram protocolados pelo representante das Forças Armadas na CTE durante o recesso forense, e, após um breve período de pausa, o conteúdo começou a ser elaborado para esclarecer todas as eventuais dúvidas existentes.

    Contudo, a íntegra do documento não foi divulgada por estar sob sigilo a pedido dos autores das perguntas.

    Sobre a CTE

    A Comissão de Transparência das Eleições (CTE) foi instituída pelo ministro Barroso por meio da Portaria TSE nº 578/2021 com o objetivo de aumentar a participação de especialistas, representantes da sociedade civil e instituições públicas na fiscalização e auditoria do processo eleitoral, contribuindo, assim, para resguardar a integridade das eleições.

    Participam da comissão representantes de instituições, de órgãos públicos e da sociedade civil, além de especialistas em tecnologia da informação.

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: