TV 247 logo
HOME > Brasília

Câmara já tem assinaturas suficientes para abrir CPI da 123 Milhas

Além da 123milhas, requerimento do deputado federal Duarte Jr. também visa investigar as empresas Booking e Hurb

Duarte Junior (Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 - O deputado federal Duarte Jr (PSB-MA) protocolou um requerimento junto à Mesa Diretora da Câmara visando a abertura de uma CPI para investigar supostas irregularidades em empresas do setor de viagens, incluindo a 123 Milhas, Booking e Hurb (antigo Hotel Urbano). O requerimento já consta com 172 assinaturas, uma acima do mínimo, e deverá ser lido em sessão plenária, sob a responsabilidade do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL).

Atualmente quatro CPIs estão em funcionamento na Câmara dos Deputados. Pelo regimento interno, podem funcionar cinco comissões de inquérito paralelamente. Caso Lira (PP-AL) defira o pedido, a CPI poderá ser instalada na sequência. >>> 123 Milhas entra com pedido de recuperação judicial

O objetivo da CPI, segundo Duarte Jr. ,visa resguardar os direitos dos consumidores, prevenir abusos e fraudes, assegurar transparência e responsabilidade por parte das empresas, reduzir prejuízos financeiros para consumidores e parceiros comerciais, identificar falhas sistêmicas que possam afetar múltiplas empresas no setor e propor aprimoramentos na legislação e regulamentação.

A 123milhas já é investigada no âmbito da CPI das Pirâmides Financeiras. O presidente do colegiado, deputado Áureo Ribeiro (Solidariedade-RJ), remarcou os depoimentos dos sócios da empresa 123milhas, Ramiro Júlio Soares Madureira e Augusto Júlio Soares Madureira, para esta quarta-feira (30) e alertou que eles podem ser alvos de condução coercitiva, caso se recusem a prestar esclarecimentos perante a comissão. >>> MP pede bloqueio de R$ 20 milhões da 123 Milhas

Os sócios da 123milhas deveriam depor  na terça-feira (29), mas não compareceram à Câmara alegando que não foram formalmente intimados pela CPI e que tiveram ciência da convocação apenas por notícias veiculadas na internet. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: