Foco da política externa brasileira será “reconstruir pontes”, diz novo chanceler, Mauro Vieira
Ele anunciou dois nomes para o Itamaraty: Maria Maura Rocha para secretária-geral e Ricardo Monteiro como chefe de gabinete
247 - A política externa do Brasil vai retomar relações estratégicas com países dos quais se afastou nos últimos anos, anunciou nesta quarta-feira (14) o futuro ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, em coletiva de imprensa no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil). Ele anunciou dois nomes para o Itamaraty: Maria Maura Rocha para secretária-geral e Ricardo Monteiro como chefe de gabinete.
O chanceler anunciado por Lula na última sexta-feira informou que o presidente diplomado lhe disse que “o Brasil esteve ausente durante muito tempo e que a política que deveria ser implementada no governo dele seria uma política de reconstruir pontes”.
Sobre as pontes, Vieira detalhou que elas começarão, “em primeiro lugar, com nossos vizinhos sul-americanos, restabelecendo todos os mecanismos de contato e de reconciliação e, em seguida, que nosso ambiente próximo também, que é a América Latina em geral, e também que eu retomasse todos os programas de cooperação com a África”. “Queremos estreitar nossas relações com a África, voltar a ter relações intensas, com solidariedade e cooperação”, prosseguiu.
“O presidente Lula também me orientou a desenvolver e reconstruir as pontes com nossos parceiros tradicionais do mundo desenvolvido, com os Estados Unidos, com a China e com a União Europeia. Nós queremos com esses países ter uma relação intensa, produtiva, mas equilibrada, uma relação soberana, e desenvolver, dentro do interesse nacional, todas as possibilidades de cooperação e de troca em todos os sentidos”, acrescentou o futuro chanceler.
Novo olhar
O futuro ministro destacou também que o Itamaraty exercerá o papel de retomar a participação em mecanismos como a Celac e a Unasul, que “tinham sido abandonados”.
“Nós teremos uma aproximação, uma volta a esses mecanismos, mas com um olhar novo, porque o mundo mudou, o mundo não é mais o mesmo de quanto foram criados. Então vamos ter um olhar novo, construtivo, sempre baseado na solidariedade com os países vizinhos e da região latino-americana, e sobretudo, visando sempre a cooperação entre países em desenvolvimento”, disse.
Mauro Vieira cuidará das primeiras viagens do presidente ao exterior. Lula participará da reunião da Celac, que será na Argentina, e fará em seguida uma visita bilateral ao país. “E ele tinha sido convidado para uma visita antes da posse à Argentina, mas infelizmente não houve tempo, da mesma forma como foi convidado para viajar aos Estados Unidos e não foi possível, mas irá. Já está acertada uma visita oficial aos Estados Unidos, da mesma forma que uma visita oficial à China no início de seu mandato, nos primeiros três meses no máximo, imagino”, anunciou.
Novos nomes
Ao fazer o anúncio dos nomes, Vieira falou sobre a trajetória dos dois quadros do Itamaraty.
“Convidei, com aprovação total e entusiástica do presidente da República, a embaixadora Maria Maura Rocha para ser a secretária-geral do Itamaraty, que é o cargo mais alto da carreira diplomática. E a embaixadora Maria Maura não precisa apresentações, é uma diplomata experimentadíssima. Já foi chefe de gabinete de ministros de Estado, foi embaixadora na Unesco, na FAO, está atualmente na Romênia e além de tudo é uma amiga pessoa, uma pessoa com grande experiência profissional. Tenho certeza de que será uma excelente secretária-geral. Queria também anunciar que o ministro Ricardo Monteiro será o chefe do meu gabinete, e aos poucos vou poder anunciar outros nomes”.
Assista à coletiva:
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: