TV 247 logo
    HOME > Brasília

    Fuga do ex-governador do Tocantins envolve casas no Uruguai e na Itália, diz investigação

    Mauro Carlesse foi afastado do cargo após decisão do STJ

    Governador afastado do Tocantins, Mauro Carlesse (Foto: Washington Luiz/Governo do Tocantins)
    Leonardo Lucena avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - A Justiça do Tocantins afirmou que o ex-governador Mauro Carlesse (Agir), preso no último domingo (15), possuía casas no Uruguai e na Itália, além de contas bancárias no exterior. Ele foi afastado do cargo em 2021 após decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), devido a acusações de envolvimento em organização criminosa. Investigadores estimaram que o esquema envolveu o pagamento ilegal de pelo menos R$ 44 milhões. A Polícia Federal investiga o pagamento de propina relacionado ao plano de saúde dos servidores estaduais e a obstrução de investigações.

    De acordo com a decisão da 3ª Vara Criminal de Palmas, o ex-governador e seus aliados tinham contas bancárias, documentos de identidade e autorização de residência fixa no Uruguai, "conhecido como paraíso fiscal, inclusive com endereço já definido".

    Carlesse possui um imóvel alugado na Itália, em Pieve Caina, na província de Perugia, em nome de “Cristina”. "Expressamente, o ex-governador já se declara ‘cidadão italiano residente em Pieve Caina, Marsciano, Perugia’", finaliza o documento, conforme relatos da CNN Brasil.

    Em nota, o ex-governador Mauro Carlesse afirmou ter recebido "a notícia da prisão com indignação, pois não é condenado em nenhum processo e nem possui qualquer proibição de ir e vir, estando em pleno gozo de todos os seus direitos fundamentais, principalmente o de ir e vir".

    "Quando requisitado, sempre responde à Justiça com advogado constituído e colabora com as informações solicitadas. Mauro Carlesse sempre esteve à disposição da Justiça e assim permanecerá. A defesa irá apresentar o pedido de revogação da prisão".

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados