Itamaraty condena ataques criminosos no Equador e manifesta preocupação com situação no país
'O governo Lula segue atento à situação dos cidadãos brasileiros em solo equatoriano', acrescentou o Ministério das Relações Exteriores
247 - O Ministério das Relações Exteriores brasileiro, comandado por Mauro Vieira, afirmou que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) "acompanha com preocupação e condena as ações de violência conduzidas por grupos criminosos organizados em diversas cidades no Equador".
"Manifesta também solidariedade ao governo e ao povo equatorianos diante dos ataques", diz a nota. "O governo segue atento, em particular, à situação dos cidadãos brasileiros naquele país. O plantão consular do Itamaraty pode ser contatado no número +55 61 98260-0610 (inclusive WhatsApp)". >>> Rafael Correa pede apoio ao governo equatoriano em guerra contra narcos
Criminosos invadiram o estúdio do canal TC Televisión, na cidade de Guayaquil, província de Guayas. Pelo menos 13 pessoas foram presas. O governo do presidente Daniel Noboa decretou que 22 grupos do crime organizado sejam identificados como organizações terroristas e "atores beligerantes não estatais".
Também foi decretado o "estado de guerra" e autorizado o uso de operações militares pelas Forças Armadas equatorianas contra os grupos armados.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: