TV 247 logo
    HOME > Brasília

    Jean Uema é indicado para a Secretaria Nacional de Justiça, substituindo Augusto Botelho

    Futuro ministro Ricardo Lewandowski deve anunciar equipe completa do Ministério da Justiça após tomar posse na quinta-feira

    Jean Uema, Marco Aurélio de Carvalho e Manoel Carlos de Almeida Neto em cerimônia em Brasília (Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação)

    247 - O futuro ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, indicou o advogado Jean Keiji Uema para comandar a Secretaria Nacional de Justiça no lugar do advogado Augusto de Arruda Botelho. Atualmente, Uema desempenha a função de assessor do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

    Membro do Grupo Prerrogativas, Uema recebeu o respaldo do jurista Marco Aurélio de Carvalho, de acordo com informações de Carolina Brígido, do UOL. Uema é analista judiciário do Supremo Tribunal Federal (STF), acumulando experiência como assessor parlamentar no Senado Federal e consultor jurídico do Ministério da Saúde.

    A posse de Ricardo Lewandowski está agendada para quinta-feira (1). A cerimônia oficial ocorrerá às 11h, no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em um segundo evento, às 16h, no Ministério da Justiça, será marcada a despedida do atual ministro, Flávio Dino, que assumirá uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).

    Lewandowski já divulgou outros membros que comporão sua equipe. O advogado Manoel de Carlos Almeida assumirá o cargo de secretário executivo, enquanto Ana Maria Alvarenga Mamede Neves ocupará a chefia de gabinete. Para a Secretaria Nacional de Segurança Pública, área considerada prioritária pelo governo, o escolhido foi o procurador-geral de São Paulo, Mário Sarrubbo.

    QUEM É JEAN UEMA - Advogado formado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e mestre em Direito Constitucional pela PUC/SP, Jean Keiji Uema tem ampla experiência nos três Poderes da República. Analista Judiciário do Supremo Tribunal Federal, foi assessor do ministro Celso de Mello.

    No Executivo, ele é, desde janeiro de 2023, chefe da Assessoria Especial da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. 

    Antes disso, já atuou, no Palácio do Planalto, como Secretário de Assuntos Parlamentares da SRI e como chefe de gabinete da Casa Civil, durante a gestão do ministro Jacques Wagner.

    Também no Executivo, Uema chefiou, por três anos e meio, a Consultoria Jurídica do Ministério da Saúde, tendo sido responsável pela estratégia jurídica de construção e de defesa do programa Mais Médicos. 

    No Congresso Nacional, Uema atuou como Assessor Técnico da bancada do PT na Câmara. Também coordenou a Assessoria da bancada do PT no Senado Federal, entre 2016 e 2023.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: