HOME > Brasília

Lula fala em "concentrar esforços" e quer aplicação de emendas parlamentares em obras do PAC

Presidente quer que emendas parlamentares sejam revertidas para obras estruturantes em cada estado

Lula (Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil | Pedro França/Agência Senado)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 - Durante evento nesta quarta-feira (8) que marcou a assinatura da Ordem de Serviço de duplicação da BR-423 em Pernambuco, o presidente Lula (PT) falou sobre a liberação de emendas parlamentares e sobre a necessidade de garantir que estes recursos sejam alocados em obras de “envergadura”. “Acho que nós vamos discutir com a bancada de deputados e senadores, que é importante, Rui [Costa], que na hora que a gente discutir determinadas emendas de parlamentares, que os ministros procurem os parlamentares e mostrem a importância do projeto, porque a gente também não pode fazer emenda fazendo obra que não interessa a todo mundo, jogar dinheiro fora. A gente precisa concentrar os esforços para que a gente faça obras de envergadura para cada estado”.

Segundo Ricardo Noblat, do Metrópoles, esta ideia já vem sendo debatida por Lula em uma série de encontro com congressistas desde a semana passada. O principal ponto repassado em tais conversas é de que o governo está disposto a liberar emendas por meio de ministérios envolvidos com a construção de obras, como as pastas da Educação, Saúde e Portos e Aeroportos. A ideia é estimular os deputados e senadores a fomentarem obras estratégicas em seus estados, construindo e aprimorando novas escolas, hospitais, portos, entre outros. Neste sentido, serão priorizadas obras do PAC (Programa de Aceleração de Crescimento) e do Minha Casa, Minha Vida. Congressistas que estiverem dispostos a colaborar com tais obras terão "atenção especial".

A ideia do Planalto é também reforçar a imagem do "Lula Construtor" para as eleições municipais de 2024. O presidente será um aliado das prefeituras beneficiadas com obras que tiverem sido viabilizadas por meio das emendas dos congressista

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: