Manifestantes em Brasília entram em Carrefour e protestam contra assassinato de homem negro
Gritando “vidas negras importam” e “eu não consigo respirar”, manifestantes entraram em um Carrefour de Brasília pedindo “justiça para Beto”, em referência a João Alberto Silveira Freitas, que foi assassinado por dois seguranças
247 - Gritando “vidas negras importam” e “eu não consigo respirar”, manifestantes entraram em um Carrefour de Brasília pedindo “justiça para Beto”, em referência a João Alberto Silveira Freitas, homem negro que foi assassinado por dois seguranças do supermercado em Porto Alegre, na noite de quinta-feira, 19.
O ato ocorre em no Carrefour da 402 sul.
Em outras cidades do país, como São Paulo e Porto Alegre, também ocorrem atos contra o racismo e o assassinato do homem.
Nesta sexta-feira, dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, o juiz Cristiano Vilhalba Flores, do Foro Central de Porto Alegre, determinou a prisão preventiva de Magno Braz Borges e Giovane Gaspar Da Silva, seguranças que mataram João Alberto Silveira Freitas.
"Existem indícios de autoria pelas declarações das testemunhas, as quais afirmaram que a vítima fora detida pelos flagrados, sendo que estes teriam argumentado que agiram para cessar uma agressão que a própria vítima teria cometido contra terceiro, funcionário da empresa onde os fatos ocorreram. Os indícios de autoria são reforçados pelos vídeos juntados aos autos, onde se pode verificar toda a ação que culminou no óbito da vítima, que viera a falecer no local", disse o magistrado na decisão.
João Alberto era negro e foi espancado até a morte na véspera deste dia 20 de novembro, dia da Cosnciência Negra. A Brigada Militar gaúcha informou que o espancamento começou após um desentendimento entre a vítima e uma funcionária do supermercado.
Ele foi levado da área de caixas para a entrada da loja espancado no estacionamento do supermercado, por dois seguranças.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: