PCDF prende corretor de imóveis que planejava atentado e "botar fogo" em Brasília
Homem de 30 anos publicou ameaças em perfil privado nas redes sociais e foi detido na Bahia, perto da divisa com Goiás
247 - A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) prendeu neste domingo (29), na Bahia, perto da divisa com Goiás, Lucas Ribeiro Leitão, de 30 anos, sob a acusação de planejar um atentado em Brasília, informa a coluna Na Mira, do portal Metrópoles. O suspeito, que é corretor de imóveis e natural de Fortaleza (CE), foi detido enquanto tentava pegar carona em um caminhão.
Lucas foi capturado por equipes da Divisão de Proteção e Combate ao Extremismo Violento (DPCev) da PCDF. Em suas redes sociais, o acusado havia feito uma série de publicações ameaçadoras. Após ser detido, confessou que planejava um atentado e declarou que utilizaria “táticas militares” para executar seus planos. Ele estava armado com uma faca no momento da prisão.
Entre as ameaças feitas por Lucas estava a intenção de "botar fogo" na capital federal e realizar um “ataque cirúrgico”. Em uma conta privada no Instagram, ele também afirmou que a segurança pública do Distrito Federal deveria ser aumentada em “400 vezes”. Além disso, mencionou que havia prometido a uma “garota” e a outras pessoas que concluiria sua “missão”.
A prisão de Lucas marca a primeira grande operação da DPCev, unidade criada após o incidente ocorrido em novembro de 2024, quando Francisco Wanderley Luiz, 59 anos, explodiu a própria cabeça em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF). O caso motivou a criação de uma delegacia especializada para lidar com ameaças e atos de extremismo violento.
IBANEIS CRITICA PF E PRF - À coluna Grande Angular, também do portal Metrópoles, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), elogiou o trabalho da DPCev e ressaltou a importância de sua criação. “Decisão acertada de criar essa delegacia. Estamos vivendo um momento de extremos que precisam ser combatidos”, afirmou.
Ibaneis também aproveitou a oportunidade para criticar a Polícia Federal (PF) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), declarando que “mais uma vez, não detectaram nada” em relação às ameaças de atentados.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: