HOME > Brasília

PT pede cassação de Gustavo Gayer por declarações racistas contra africanos

Representação, assinada pelos deputados Gleisi Hoffmann e Zeca Dirceu , foi entregue ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados

Deputado bolsonarista Gustavo Gayer (Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O PT apresentou uma denúncia ao Conselho de Ética da Câmara dos Deputados contra o parlamentar bolsonarista Gustavo Gayer (PL), acusando-o de proferir declarações racistas em relação aos africanos, classificando-os como "burros" e "sem capacidade cognitiva para terem democracia".

Segundo a coluna do jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo, a representação, assinada pelos deputados Gleisi Hoffmann (PR) e Zeca Dirceu (PR), requer a abertura de um processo por quebra de decoro parlamentar e a cassação do mandato do deputado, em decorrência de suas falas durante o programa Três Irmãos Podcast, veiculado em plataformas digitais.

Além disso, a Advocacia-Geral da União (AGU) apresentou uma notícia-crime à Procuradoria-Geral da República (PGR) também em relação às declarações racistas proferidas pelo parlamentar.

"Além do PT, o PSOL também acionou o Conselho de Ética contra o parlamentar. No entanto, as representações ainda não foram enviadas ao colegiado por Arthur Lira, presidente da Câmara"”, ressalta a reportagem.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: