TV 247 logo
HOME > Brasília

Secretário 'saliva ódio aos indígenas', diz presidente da Funai, que pediu demissão

O general do Exército Franklimberg Ribeiro de Freitas, da reserva, anunciou sua saída do cargo de presidente da Funai; Freitas disse a servidores do órgão que Jair Bolsonaro está sendo mal assessorado na questão indígena; ele apontou a influência negativa do secretário especial de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura, Nabhan Garcia, que, segundo Freitas, "saliva ódio aos indígenas"

Secretário 'saliva ódio aos indígenas', diz presidente da Funai, que pediu demissão (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 - O general do Exército Franklimberg Ribeiro de Freitas, da reserva, anunciou sua saída do cargo de presidente da Funai. Freitas disse a servidores do órgão que Jair Bolsonaro está sendo mal assessorado na questão indígena. Ele apontou a influência negativa do secretário especial de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura, Nabhan Garcia, que, segundo Freitas, "saliva ódio aos indígenas".

A reportagem do jornal Folha de S. Paulo destaca a fala de Freitas: "quem assessora o senhor presidente não tem conhecimento de como funciona o arcabouço jurídico que envolve a Fundação Nacional do Índio. O presidente está muito mal assessorado a respeito da condução da política indigenista no país. E quem assessora o senhor presidente da República é o senhor Nabhan. Que, quando fala sobre indígena, saliva ódio aos indígenas."

A matéria ainda acrescenta que "o general afirmou ainda que Nabhan, a quem chamou de 'esse cidadão', "queria acabar" com o DPT (Departamento de Proteção Territorial da Funai, setor responsável pela proteção, identificação e demarcação de terras indígenas, entre outras atividades). Ele também disse que a Funai é vista 'como óbice ao desenvolvimento nacional' por integrantes do governo no tema do licenciamento ambiental necessário para grandes empreendimentos."

 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: