Secretário 'saliva ódio aos indígenas', diz presidente da Funai, que pediu demissão
O general do Exército Franklimberg Ribeiro de Freitas, da reserva, anunciou sua saída do cargo de presidente da Funai; Freitas disse a servidores do órgão que Jair Bolsonaro está sendo mal assessorado na questão indígena; ele apontou a influência negativa do secretário especial de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura, Nabhan Garcia, que, segundo Freitas, "saliva ódio aos indígenas"
247 - O general do Exército Franklimberg Ribeiro de Freitas, da reserva, anunciou sua saída do cargo de presidente da Funai. Freitas disse a servidores do órgão que Jair Bolsonaro está sendo mal assessorado na questão indígena. Ele apontou a influência negativa do secretário especial de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura, Nabhan Garcia, que, segundo Freitas, "saliva ódio aos indígenas".
A reportagem do jornal Folha de S. Paulo destaca a fala de Freitas: "quem assessora o senhor presidente não tem conhecimento de como funciona o arcabouço jurídico que envolve a Fundação Nacional do Índio. O presidente está muito mal assessorado a respeito da condução da política indigenista no país. E quem assessora o senhor presidente da República é o senhor Nabhan. Que, quando fala sobre indígena, saliva ódio aos indígenas."
A matéria ainda acrescenta que "o general afirmou ainda que Nabhan, a quem chamou de 'esse cidadão', "queria acabar" com o DPT (Departamento de Proteção Territorial da Funai, setor responsável pela proteção, identificação e demarcação de terras indígenas, entre outras atividades). Ele também disse que a Funai é vista 'como óbice ao desenvolvimento nacional' por integrantes do governo no tema do licenciamento ambiental necessário para grandes empreendimentos."
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: