TV 247 logo
    HOME > Brasília

    Supremo marca primeiro julgamento de denunciados por atos golpistas de 8/1

    Os casos serão analisados no plenário virtual, no qual os ministros inserem seus votos em sistema eletrônico

    Rosa Weber e prédio do STF depredado após atos golpistas (Foto: ABR | Carlos Moura/SCO/STF/Flickr)
    Leonardo Lucena avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, atendeu a um pedido feito pelo ministro Alexandre de Moraes sobre os atos golpistas e marcou a análise das primeiras 100 denúncias entre os dias 18 e 24 de abril. Os casos serão analisados no plenário virtual, no qual os ministros inserem seus votos em sistema eletrônico.

    Em 8 de janeiro, apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) invadiram o Congresso, o Planalto, onde fica o gabinete presidencial, e o STF. 

    >>> Cappelli diz que ameaças a escolas são parte da guerra híbrida contra o País

    Se os ministros aceitarem as acusações, os denunciados se tornarão réus e responderão por crimes como associação criminosa armada, golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, deterioração de patrimônio público, e dano qualificado pela violência e grave ameaça com emprego de substância inflamável contra o patrimônio da União e prejuízo para a vítima.

    A Procuradoria-Geral da República (PGR) já denunciou 1.390 pessoas por atos antidemocráticos - 239 no núcleo dos executores, 1.150 no núcleo dos incitadores e uma pessoa no núcleo que investiga suposta omissão de agentes públicos.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: