Candidato à Prefeitura de Fortaleza, Eduardo Girão é retirado de debate após ordem judicial
A decisão ocorreu porque o Novo, partido do senador, não tem representação mínima no Congresso
247 - O senador Eduardo Girão, candidato à Prefeitura de Fortaleza pelo partido Novo, foi retirado do debate promovido pela TV Otimista nesta terça-feira (17) após uma ordem judicial, informa o G1. Girão chegou a participar do primeiro bloco do programa, mas precisou sair durante o intervalo.
A decisão ocorreu por conta de uma regra eleitoral que estabelece que as emissoras de rádio e TV são obrigadas a convidar para debate todos os candidatos filiados a partidos com representação mínima no Congresso Nacional, o que não é o caso do Novo. Para cumprir a medida, é necessário que a legenda tenha, pelo menos, cinco parlamentares. Mesmo assim, Girão foi convidado para o debate da TV Otimista.
Os também candidatos à Prefeitura de Fortaleza, Evandro Leitão (PT) e George Lima (Solidariedade) entraram com ações pedindo a exclusão de Girão do debate por conta da regra. O pedido de Leitão foi recusado, mas o de Lima foi aceito. A decisão da Justiça Eleitoral foi comunicada aos candidatos no intervalo do programa.
Eduardo Girão classificou o caso como ”censura” e atacou seus adversários. "Quem é que tem medo do que a gente vai falar? Que amarras são essas que o PT, junto com o Solidariedade e o Psol, estão desde o início impondo pra que não me queiram nesse debate. Eu fico surpreso com isso no meio do debate, é um desrespeito com as pessoas que estão assistindo. A gente se prepara estuda, temos muito assunto para debater", disse.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: