Delegado da Bahia é afastado após denúncia de desvio de fuzis e morte de informantes
Corregedoria da Polícia Civil cumpriu mandados de busca na casa de Nilton Tormes e no Departamento de Polícia Metropolitana de Salvador
247 - O delegado Nilton Tormes, da Polícia Civil da Bahia, foi afastado do cargo de coordenador do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), em Salvador, após seu nome ser citado em uma grave denúncia investigada pela Corregedoria da própria corporação. As informações foram divulgadas inicialmente pelo jornal Correio.
O caso envolve o sumiço de fuzis apreendidos durante uma operação policial realizada em 2024 e a morte de dois informantes ligados à ação. O afastamento foi definido em acordo com a delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito. “Foi algo acertado com a delegada-chefe (Heloisa Brito). Só não foi oficializado, porque a exoneração ainda não saiu no Diário Oficial”, afirmou uma fonte ligada à corporação.
Apesar do afastamento da função de chefia, Tormes continua no cargo de delegado. “Ele será afastado apenas do cargo de comissão e continuará exercendo a função de delegado. Só não sei para onde ele vai”, disse outra fonte da Polícia Civil, sob condição de anonimato.
Na última sexta-feira (21), foram cumpridos mandados de busca e apreensão tanto na sede do Depom quanto na residência de Nilton Tormes, localizada no bairro da Pituba, em Salvador. A ação faz parte da investigação conduzida pela Corregedoria para apurar os indícios de irregularidades e possível envolvimento do delegado nos crimes.
A Polícia Civil ainda não divulgou detalhes sobre o conteúdo apreendido durante a operação nem o destino funcional de Tormes após o afastamento da coordenação do Depom.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: