Humberto Costa: 'presidenta mexicana deu uma voadora à altura' do que Trump merece (vídeo)
De acordo com o senador, o presidente eleito dos EUA 'iniciou ataques às democracias' em nível global
247 - O senador Humberto Costa (PT-PE) publicou, nesta quarta-feira (8), uma mensagem de apoio à presidente mexicana Claudia Sheinbaum, após ela apresentar a Donald Trump (Partido Republicano) um mapa com regiões que anteriormente pertenciam ao México, em resposta às ameaças feitas pelo presidente eleito dos Estados Unidos sobre possíveis anexações de territórios ao solo norte-americano. O político da extrema-direita norte-americana toma posse em 20 de janeiro como chefe da Casa Branca.
“Donald Trump deu início ao seu ataque às democracias. Propôs anexar o Canadá, tomar a Groenlândia da Dinamarca e mudar o nome do Golfo do México, fronteiras internacionalmente reconhecidas. A presidenta do México, Claudia Sheinbaum, deu-lhe uma voadora à altura”, escreveu o parlamentar na rede social X.
O presidente eleito demonstrou sinais de que pretende anexar a Groenlândia, localizada na costa nordeste da América do Norte, continente formado por três países: México, EUA e Canadá.
Banhada pelo Oceano Atlântico e pelo Glacial Ártico, a Groenlândia foi uma colônia da Dinamarca até 1953. Apesar de ainda fazer parte do Reino Dinamarquês, recebeu autonomia em 2009, com governo próprio e liberdade para decidir sobre políticas internas. A Groenlândia é rica em metais e possui reservas de petróleo e gás.
Após o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o então presidente norte-americano, Harry Truman, tentou adquirir a Groenlândia por US$ 100 milhões em ouro. Ele não conseguiu, mas os EUA instalaram uma base militar na ilha com a autorização da Dinamarca.
O presidente eleito Donald Trump também manifestou interesse em anexar o Canal do Panamá, localizado na América Central. O canal, com cerca de 80 km de extensão, conecta os oceanos Pacífico e Atlântico.
Em maio de 2024, o número diário de travessias de embarcações no canal aumentou de 27 para 31. Diferentemente do Canal de Suez, no Egito (África), que utiliza água do mar, o Canal do Panamá emprega água doce, com cerca de 200 milhões de litros sendo despejados no mar a cada passagem de navio. O canal fornece água potável para quase 60% dos 4,4 milhões de habitantes do país centro-americano.
O político da extrema-direita norte-americana também falou em anexar o Canadá. Prometeu impor uma tarifa de 25% em todos os produtos do governo canadense e do México até que os dois países tomem medidas rigorosas contra o fluxo de imigrantes ilegais. O Canadá é um dos principais produtores de minerais como níquel, alumínio e pedras preciosas.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: