PDT de Ciro em Fortaleza "vai a Paris" e assume neutralidade em disputa entre PT e bolsonarista
'Uma das candidaturas tenta implantar uma soberania nociva e a outra representa muitas incertezas', afirmou o prefeito
247 - O prefeito de Fortaleza (CE), José Sarto (PDT), liberou seus aliados para apoiarem seus antigos adversários que disputarão o segundo turno, marcado para o dia 27 de outubro: o deputado federal André Fernandes (PL) e o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão (PT).
"Uma delas (das candidaturas) tenta implantar uma soberania nociva e a outra representa muitas incertezas. Após conversar com as diversas forças que me apoiaram, anuncio que decidimos pela neutralidade. As nossas lideranças poderão livremente estabelecer diálogos para a construção de caminhos e propostas para a nossa cidade", escreveu o atual prefeito, em nota.
Não foi a primeira vez que o PDT adotou a postura de neutralidade nos últimos anos. Em 2018, Ciro Gomes, candidato à presidência da República pelo partido naquele ano, viajou a Paris, na França, durante o segundo turno da eleição presidencial, disputada entre Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PL). Na ocasião, o político da extrema-direita, então filiado ao PSL, venceu por 55,13% (57,7 milhões de votos), contra 44,87% (47 milhões) do petista, atual ministro da Fazenda.
No primeiro turno da eleição municipal de 2024 em Fortaleza, o candidato André Fernandes teve 40,20%, seguido por Leitão (34,33%). José Sarto conseguiu 11,75%, em terceiro lugar. O Capitão Wagner (União Brasil) apareceu na quarta posição (11,40%). Eduardo Girão (Novo) ficou na quinta colocação (1,06%). Outras 4 candidaturas somaram 1,26%.
>>> 2º turno: André Fernandes tem 48,1% e Evandro Leitão 43% na disputa pela prefeitura de Fortaleza
>>> Datafolha: André Fernandes e Evandro Leitão estão empatados tecnicamente em Fortaleza
>>> Presidente nacional do PDT, André Figueiredo prega neutralidade no segundo turno em Fortaleza
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: