HOME > Nordeste

PF deflagra operação para recuperar recursos desviados na compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste

A polícia concluiu que a compra de 300 respiradores durante a pandemia teve diversas irregularidades. Os equipamentos nunca foram entregues

Sede da Polícia Federal em Brasília (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (1º) a segunda fase da Operação Cianose com o objetivo de recuperar valores desviados na compra de respiradores pelo Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste). Os agentes cumprem 34 mandados de busca e apreensão na Bahia, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo.

Os delitos investigados pela Operação Cianose incluem crimes licitatórios, desvio de recursos públicos, lavagem de capitais e organização criminosa. A primeira fase ocorreu em 2022, e investigou uma empresa contratada pelo Consórcio Nordeste para fornecer 300 ventiladores pulmonares por R$45milhões durante a pandemia de Covid-19. 

A PF concluiu que a compra dos respiradores teve diversas irregularidades como o pagamento antecipado de seu valor integral sem que houvesse no contrato qualquer garantia contra eventual inadimplência por parte da contratada. Ao fim, nenhum respirador foi entregue.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados