"A ética é um valor inegociável da Cantu", diz empresa após polêmica sobre operação contra fraude
Cantu Pneus desmentiu informações de que teria sido o “centro de uma operação de combate à fraude fiscal”. “A informação não procede”, diz nota
247 - A Cantu Pneus se pronunciou nesta sexta-feira (7) para desmentir informações divulgadas na imprensa sobre seu suposto envolvimento em uma operação de combate à fraude fiscal. Em nota enviada ao Brasil 247, a companhia negou ter sido alvo da ação e reiterou seu compromisso com a ética e a transparência.
De acordo com a reportagem do site Agenda do Poder, a Cantu Pneus estaria sendo investigada por participação em um esquema de sonegação fiscal e emissão de notas fiscais frias, utilizando empresas de fachada para reduzir artificialmente a carga tributária. A operação, conduzida pela Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) com apoio da Polícia Civil e do Ministério Público, teria incluído o cumprimento de mandados de busca e apreensão nos escritórios da empresa e em seus fornecedores.
Entretanto, a Cantu nega qualquer irregularidade e refuta as informações veiculadas. Na nota oficial enviada ao Brasil 247, a empresa afirma que "não houve qualquer pedido de ‘busca e apreensão’ nos escritórios da Cantu" e que apenas uma fiscalização de rotina foi realizada por meio de uma ordem de serviço da Sefaz-SP, solicitando acesso a documentos, os quais foram prontamente fornecidos.
A Cantu ainda destaca que é uma companhia registrada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) como Companhia Aberta – Categoria A, o mais alto nível de governança para uma empresa não pública no Brasil. A empresa enfatiza que seus balanços são auditados trimestralmente por uma das empresas da chamada Big Four desde 2012, além de possuir um Conselho de Administração e Comitê de Auditoria independentes, auditoria interna e canais de denúncia.
A distribuidora também rechaça a alegação de que utilizaria empresas de fachada, afirmando que todas as suas unidades possuem CNPJ e endereços reais, com atividades compatíveis e funcionários registrados. A empresa ressalta que mantém um rigoroso controle fiscal e contábil, garantindo a integridade de suas operações.
Por fim, a nota reforça que a ética é um "valor inegociável" e um pilar fundamental para o crescimento da Cantu desde sua fundação, em 2006.
Leia a nota na íntegra: São Paulo, 07 de março de 2025 – A Cantu é uma companhia pautada pela ética e transparência em todas as suas operações, com rigoroso cumprimento das normas fiscais e legais. Esse compromisso reflete nosso status como empresa registrada na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) como Companhia Aberta - Categoria A, o mais alto nível de governança que uma companhia não-pública pode ter no Brasil.
Acerca da matéria "Polícia apura envolvimento de distribuidora de pneus em fraude fiscal”, publicada em 5 de março de 2025, é necessário que se faça o esclarecimento de alguns fatos expostos na mídia de forma equivocada, o que é atestado notadamente por nossas credenciais de governança e compliance.
Em momento algum, autoridades citaram a Cantu em suas notas oficiais, bem como a posicionaram como a empresa “no centro de uma operação de combate à fraude fiscal”. A informação não procede.
Desde 2012, nossos balanços são auditados a cada trimestre, de forma independente por uma das companhias Big Four. A Cantu não tem empresa de fachada. As empresas do grupo possuem CNPJ´s com endereços reais e atividades compatíveis; funcionários registrados e carteira de clientes ativa.
Não houve qualquer pedido de “busca e apreensão” nos escritórios da Cantu. Aconteceu uma fiscalização de rotina pedida por meio de uma ordem de serviço da Sefaz (Secretária da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo) solicitando acesso a alguns documentos. A Cantu disponibilizou todos os materiais e relatórios solicitados. Nada além disso.
Desde 2012, os balanços da companhia são auditados a cada trimestre de forma independente por uma das companhias Big Four. Possuímos uma estrutura completa de governança com Conselho de Administração e Comitê de Auditoria independentes, auditoria interna, canais de denúncia e compliance, assegurando a integridade em todos os processos.
A ética é um valor inegociável em qualquer operação da Cantu e pilar fundamental para o crescimento e sucesso da companhia desde a sua fundação em 2006.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: