Ação policial na Vila Cruzeiro é a 3ª mais letal da história recente do Rio
Em número de mortes, a chacina na Vila Cruzeiro só perde para duas ações policiais na Grande Rio, sendo uma no Jacarezinho e outra na Vila Operária em Duque de Caxias
247 - A operação policial que deixou ao menos 22 pessoas mortas nesta terça (24) na Vila Cruzeiro, na zona norte do Rio de janeiro, foi a terceira mais letal da história recente da região metropolitana da capital fluminense, de acordo com levantamento do Geni-UFF (Grupo de Estudos de Novos Ilegalismos da Universidade Federal Fluminense). Segundo o jornal Folha de S.Paulo, os números destacaram que ação mais letal aconteceu no Jacarezinho em 2021, com 28 mortos. Em seguida ficou a chacina da Vila Operária em Duque de Caxias, em 1998, com 23 mortos.
A Polícia Militar informou que a ação desta terça tinha como objetivo prender em flagrante mais de 50 traficantes de vários estados que sairiam em comboio à favela da Rocinha, na zona sul da cidade. O plano foi frustrado, porque uma das equipes à paisana foi descoberta e atacada na entrada da comunidade, por volta das 4h.
O Ministério Público Federal do Rio informou que investigará a chacina da Vila Cruzeiro.
Internautas criticaram a operação. No Twitter, o jurista Thiago Amparo, por exemplo, destacou que a "polícia é treinada para usar força letal apenas em última análise".
Também pela rede social, o jornalista Luís Nassif, disse que a chacina pode ser um desafio 'para o Supremo Tribunal Federal e parte da conspiração de Bolsonaro para botar fogo no país'. Confira mais reações.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: