HOME > Sudeste

André Janones repudia os ataques de Elon Musk ao STF: 'o dono na rede social X não tem provas do que fala'

O deputado também lembrou que a Comissão Europeia lançou uma investigação sobre a plataforma do bilionário

André Janones (Foto: Najara Araujo/Câmara dos Deputados)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 - O deputado federal André Janones (Avante-MG) criticou o dono da rede social X, Elon Musk, após o empresário atacar o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes ao dizer que a liberdade de expressão está em risco no Brasil. O bilionário se posicionou contra possíveis regulamentações de redes sociais para evitar a propagação de fake news.

"Sem provas, Elon Musk afirma que STF determinou suspensão de contas de 'parlamentares e dos principais jornalistas brasileiros', mas que não poderia dizer que era uma ordem legal, mas sim violação de regras da plataforma. Porém, todos os perfis suspensos constam aviso de ordem judicial", afirmou Janones.

"Europa já abriu inquérito e chamou X de maior disseminador de desinformação A União Europeia abriu uma investigação formal contra a empresa, com base em suas novas regulamentações, que têm como meta proteger o cidadão de conteúdos tóxicos nas redes sociais".

A Comissão Europeia lançou uma investigação sobre a plataforma de mídia social X de Elon Musk para ver se ela cumpre as novas regras tecnológicas da UE sobre conteúdo ilegal e prejudicial após a disseminação de desinformação em sua plataforma após o ataque do Hamas a Israel.

O executivo da UE disse que solicitou formalmente a X que fornecesse informações de acordo com a Lei de Serviços Digitais (DSA).

“X precisa fornecer as informações solicitadas aos serviços da Comissão até 18 de outubro de 2023 para questões relacionadas com a ativação e funcionamento do protocolo de resposta a crises de X e até 31 de outubro de 2023 sobre o resto”, afirmou a Comissão num comunicado.

* Com informações da Reuters

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados