TV 247 logo
    HOME > Sudeste

    Após caso confirmado, São Paulo tem 85 suspeitos de coronavírus

    Segundo a coordenadora da Vigilância Sanitária da secretaria estadual de Saúde, Helena Sato, todos os pacientes estão fazendo tratamento em casa e dois deles tiveram contato com o primeiro paciente que testou positivo para a doença no Brasil, um homem de 61 anos, que mora na capital paulista

    (Foto: Governo do Estado de São Paulo)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - O governo de São Paulo anunciou nesta quinta-feira, 27, que existe 85 pessoas com suspeita de infecção por coronavírus no estado. 

    Segundo a coordenadora da Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde, Helena Sato, todos os pacientes estão fazendo tratamento em casa e dois deles tiveram contato com o primeiro paciente que testou positivo para a doença no Brasil, um homem de 61 anos, que mora na capital paulista. 

    "Foram notificados, foram identificados, os exames estão sendo realizados e estão no seu domicílio naquele prazo de 14 dias de acompanhamento", disse Helena Sato.

    Casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde, o que ainda não ocorreu. Nesta quarta-feira (26), o governo de São Paulo anunciou a criação do entro de contingência para monitorar casos de coronavírus no estado.

    Leia também reportagem da Agência Brasil sobre o assunto:

    O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) considerou hoje que a epidemia do novo coronavírus entrou em um "ponto decisivo", apelando aos países para agirem rapidamente para conter este vírus "muito perigoso".

    A epidemia, descoberta em dezembro em Wuhan, na China, contaminou mais de 78,6 mil pessoas naquele país, das quais 2,7 mil morreram.

    De acordo com Tedros Adhanom Ghebreyesus, a grande preocupação da organização atualmente é "o que se passa no resto do mundo", com mais de 3.470 casos em 44 países.

    "As provas de que dispomos mostram que não parece haver uma transmissão comunitária generalizada", disse em conferência de imprensa.

    "Estamos em um momento decisivo", declarou, sublinhando que nos últimos dois dias o número diário de novas pessoas infectadas pelo Covid-19 no mundo é superior ao registrado na China.

    Sete países registram primeiro caso

    Por outro lado, ao longo das últimas 24 horas, sete países, entre os quais o Brasil e a Noruega, registraram o primeiro caso da doença.

    "Se agirem de forma agressiva agora, podem conter o vírus. O meu conselho é agir rapidamente", acrescentou.

    "As epidemias no Irã, na Itália e na Coreia do Sul mostram do que este vírus é capaz", disse, frisando que estes países enfrentam focos de pneumonia viral.

    Ao mesmo tempo, destacou o diretor da OMS, "vários países não assinalam casos há mais de duas semanas", como a Bélgica, o Camboja, a Índia, a Rússia e o Vietnam.

    O balanço provisório da epidemia do coronavírus Covid-19 é de 2,8 mil mortos e mais de 82 mil pessoas infectadas, de acordo com dados reportados por 48 países e territórios.

    Das pessoas infectadas, mais de 33 mil se recuperaram.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: