TV 247 logo
    HOME > Sudeste

    Associação Nacional de Guardas critica decreto de Eduardo Paes sobre Força Municipal de Segurança

    Prefeito do Rio de Janeiro via criar grupo de trabalho para debater nova estrutura de segurança; entidade aponta inconstitucionalidade

    Eduardo Paes (Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil)
    Camila França avatar
    Conteúdo postado por:

    247 - A Associação Nacional das Guardas Municipais (AGM Brasil) divulgou nesta semana uma nota oficial repudiando o decreto assinado pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, que estabelece um grupo de trabalho para estudar a criação de uma Força Municipal de Segurança Pública, destaca o Metrópoles. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Município no dia 1º de janeiro.

    Segundo a AGM, a proposta de Paes fere a Constituição Federal, que, de acordo com a entidade, limita a atuação dos municípios à criação de Guardas Municipais como órgãos de segurança pública.

    O decreto assinado por Eduardo Paes visa aprofundar o debate técnico sobre a possibilidade de criar uma nova força de segurança sob gestão municipal. Para isso, foi formado um Grupo de Trabalho (GT) com especialistas e representantes do setor. De acordo com o texto oficial, o objetivo é “estudar modelos viáveis” e “avaliar as necessidades específicas da cidade do Rio de Janeiro”.

    No entanto, a AGM Brasil alerta para os impactos dessa medida nas guardas municipais, argumentando que o desvio de recursos e a falta de clareza no papel da nova força podem comprometer a eficiência das estruturas já estabelecidas.

    ❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados