Dom Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo, morre aos 87 anos
O corpo do religioso, que faleceu em decorrência de câncer no pulmão, será velado na Catedral Metropolitana de São Paulo
247 - O cardeal e arcebispo emérito de São Paulo, Dom Cláudio Hummes, morreu nesta segunda-feira (4), aos 87 anos, em decorrência de um câncer no pulmão. O corpo será velado na Catedral Metropolitana de São Paulo. O religioso se destacou pela defesa dos trabalhadores, pelo apoio aos sindicatos e por participar de greves como bispo encarregado da Pastoral Operária em todo o Brasil, além de sua atuação em prol dos povos tradicionais.
“Ele tinha 87 anos e um grande coração pulsante - e não há retórica em dizer isso - pelos ‘pobres’. Os povos indígenas da Amazônia, como os missionários consagrados e leigos; os sedentos e famintos do ‘Sul do mundo’, como os operários mal pagos ou as vítimas das mudanças climáticas” destacou o Vatican News.
Hummes nasceu em 1934, no município gaúcho de Montenegro . Ele ingressou para a vida religiosa pela Ordem Franciscana dos Frades Menores, e recebeu a ordenação sacerdotal em 1958 e a ordenação episcopal em 1975. Em Roma estudou filosofia e especializou-se em ecumenismo no Bossey Institute em Genebra; foi professor, reitor, teólogo e bispo.
Ele foi bispo diocesano de Santo André (SP), Arcebispo de Fortaleza e Arcebispo de São Paulo e foi nomeado cardeal em fevereiro de 2001, pelo Papa João Paulo II.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: