TV 247 logo
    HOME > Sudeste

    Em áudio, Benedita da Silva critica PSB por não cumprir acordo no Rio: “estou muito indignada”

    Quadro histórico do PT do Rio de Janeiro, deputada federal diz que “Lula está sendo desrespeitado” com a decisão do PSB de manter a candidatura de Alessandro Molon

    André Ceciliano, Alessandro Molon, Marcelo Freixo, Benedita da Silva (Foto: ABR | Alerj | Agencia Camara)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - Em áudio que circula nesta quarta-feira (3) em grupos de Whatsapp, a deputada federal Benedita da Silva, quadro histórico do PT do Rio de Janeiro, cobra militantes do partido por posicionamentos que, segundo ela, são prejudiciais ao próprio partido em relação à aliança com o PSB no estado. O destinatário do áudio não é conhecido.

    Nesta terça, o Diretório Estadual do PT aprovou resolução retirando o apoio a Marcelo Freixo ao governo do estado, uma vez que o PSB não cumpriu sua parte no acordo ao lançar a candidatura de Alessandro Molon ao Senado. As legendas haviam acertado que a chapa teria um nome do PT para concorrer à vaga - o de André Ceciliano, que tem apoio do ex-presidente Lula.

    “Eu estou muito indignada com isso”, afirma a deputada no áudio (ouça a íntegra ao final da matéria). “Isso não é papel que se faça”, completa, em crítica dura à postura do PSB.

    Ela explica que não ter um nome na disputa ao Senado faz com que o PT perca espaço na eleição: “Você quer que o PT suma do mapa do estado do Rio de Janeiro? E as candidaturas proporcionais sem o 13 nas ruas?”.

    Benedita também avalia que Freixo está sendo prejudicado por seu próprio partido. “O Freixo está sendo queimado, e não é pelo PT. O PT está aqui para dar toda a força ao Freixo. Mas peraí, né meu amigo… o maior partido da América Latina, o maior partido de esquerda do Rio de Janeiro fica fora da chapa e você acha que isso é normal, é natural? E vocês acham que é isso que vai deixar o Lula sem palanque? Quem faz o palanque do Lula é o PT”, diz. “Não sei como o Freixo vai subsistir se está num partido que não cumpre acordo”, acrescenta.

    “Um partido que está se comportando desse jeito, cujo presidente, o Molon, se recusa a cumprir o próprio acordo que o partido dele fez a nível nacional… por que tem que levar o PT para o último sacrifício?”, questiona ainda a deputada.

    “Eu sou aliancista de primeira, é interessante que o PT tenha aliança. Mas se não der para ter aliança com o PSB, tenha aliança com outros”, defende.

    Pesquisas e pressão

    Pesquisa Real Time Big Data divulgada há uma semana indicou equilíbrio na corrida ao Senado pelo Rio de Janeiro, com empate triplo entre Alessandro Molon (17%), Romário (16%) e Marcelo Crivella (12%) no único cenário considerado pelo levantamento. Daniel Silveira (PTB) aparece em seguida, com 9%, e André Ceciliano (PT) com 5%.

    Também há uma semana, a Executiva Nacional do PT havia dado prazo até a sexta-feira (29), dia em que estava marcada a Convenção Nacional do PSB, para o partido aliado decidir se mantinha o acordo no Rio e retirava a candidatura de Molon. A proposta foi encaminhada pela presidente Gleisi Hoffmann e obteve o apoio unânime dos integrantes do colegiado.

    O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, estaria tentando convencer o deputado a retirar sua candidatura ao Senado. No entanto, o nome de Molon não foi retirado e, apesar de a cúpula nacional do PT descartar que o partido retire o apoio a Freixo, a decisão do Diretório Regional na noite desta terça pode criar nova tensão interna.

    Benedita se manifesta

    Na manhã desta quarta-feira, Benedita da Silva se manifestou publicamente sobre a aliança no Twitter. Ao responder a postagem de um militante petista que criticava a escolha do PT por Ceciliano, a deputada defendeu o presidente da Alerj e alfinetou Molon. Ela também disse ser "uma mulher de palavra". Confira os tuítes:

     

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: