Em delação, ex-diretor de empresa do grupo Qualicorp admitiu caixa dois para a campanha de José Serra ao Senado
Em colaboração premiada, o empresário Elon Gomes de Almeid, ex-diretor-presidente de um dos braços da Qualicorp no setor de planos de saúde, admitiu o pagamento de aproximadamente R$ 5 milhões não contabilizados para o senador José Serra (PSDB-SP) em 2014
247 - O empresário Elon Gomes de Almeid, ex-diretor-presidente de um dos braços da Qualicorp no setor de planos de saúde, fechou um acordo de delação premiada com a Justiça Eleitoral de São Paulo e admitiu o pagamento de aproximadamente R$ 5 milhões em caixa dois para a campanha de José Serra (PSDB-SP) ao Senado em 2014. Fundador da empresa Aliança, controlada pela Qualicorp, Elon era pessoa de confiança de Seripieri Filho e operacionalizava os repasses a políticos. A informação é do jornal O Globo.
A delação do empresário foi a base para a operação da Polícia Federal deflagrada nesta terça-feira (21) contra o tucano. Agentes da corporação prenderam o ex-presidente do grupo Qualicorp, José Seripieri Filho. De acordo com o delegado Milton Fornazari Júnior, responsável pela operação Paralelo 23, "no topo da cadeia criminosa tem o acionista controlador [da Qualicorp] e, no topo do político, temos o então candidato [José Serra]".
Em delação premiada, o ex-diretor afirmou que Seripieri, por manter contatos com políticos, acertou o repasse de caixa dois para o senador e ele próprio (Elon) fez o repasse, por meio de contratos fictícios com empresas que posteriormente abasteceriam a campanha de Serra. De acordo com o ex-dirigente, não foi combinado que o tucano daria algum benefício ao grupo empresarial.
Seripieri sempre teve relações próximas com políticos. Em 2014, recebeu em seu casamento, no município de Bragança Paulista (SP), nomes como o então governador Geraldo Alckmin (PSDB), José Serra e Gilberto Kassab (PSD).
Elon fundou a Aliança Administradora de Benefícios de Saúde. A empresa era controlada pela Qualicorp, que, em 2017, comprou o restante da participação societária na Aliança e passou a deter 100% da companhia. Na ocasião, Elon deixou o cargo de diretor-presidente da Aliança.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: