Ex-deputado Fernando Cury é condenado por importunação sexual contra Isa Penna
Juíza do TJ-SP diz que a "conduta de Cury se enquadra perfeitamente nos conceitos apresentados de violência política de gênero
247 - A juíza Danielle Galhano Pereira da Silva, da 18ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), decidiu, nesta quarta-feira (6), condenar o ex-deputado estadual Fernando Cury (União-SP) a 1 ano e 2 meses de prisão em regime aberto pela acusação de importunação sexual contra a ex-deputada estadual Isa Penna (PCdoB-SP). No entanto, a pena foi substituída por multa de 20 salários mínimos e serviços comunitários.
Na sentença, a magistrada diz que a "conduta de Cury se enquadra perfeitamente nos conceitos apresentados de violência política de gênero, na medida em que ele, enquanto deputado estadual, praticou uma violência sexual contra a vítima, também deputada estadual, em uma sessão plenária [...], causando a ela humilhação e impotência, com o fim [de] limitar sua participação política e, assim, prejudicar o exercício de seus direitos políticos, reforçando a dominação masculina naquele espaço e os estereótipos de gênero".
Em dezembro de 2020, Cury passou a mão no seio da deputada Isa Penna durante sessão da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Após o ato de assédio, a deputada imediatamente se desviou de Cury e o repeliu. (Com informações da Folha de S. Paulo).
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: