TV 247 logo
    HOME > Sudeste

    Frei Betto exige a libertação imediata dos militantes presos em São Paulo por protestarem contra a privatização da Sabesp

    Teólogo classificou a privatização da Sabesp como "criminosa"

    (Foto: ABR)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - O teólogo Frei Betto expressou sua solidariedade e exigiu a imediata libertação dos militantes políticos presos "injustamente" por realizarem um protesto democrático contra a "criminosa" e "lesiva" privatização da Sabesp, aprovada na quarta-feira (6) na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Dentre os quatro presos, está a presidente estadual da Unidade Popular (UP), Vivian Mendes.

    "Peço aos responsáveis que liberem o quanto antes essas pessoas, para aprimorar a democracia e respeitar o direito de opinião e manifestação", disse Frei Betto em áudio divulgado a jornalistas. 

    Foram encaminhadas para audiência de custódia as quatro pessoas presas por realizarem um protesto contra a privatização da Sabesp no plenário da Alesp. A Polícia Militar do governador Tarcísio de Freitas reprimiu os protestos e deixou feridos. 

    Além de Vivian Mendes, Ricardo Senese, metroviário, Lucas Carvente, professor, e Hendryll Luiz, estudante da UNIFESP, foram presos. "Trata-se de mais uma violência: criminalizar as pessoas que lutam contra a entrega do patrimônio público", disse a UP em nota. 

    O grupo passou a noite no 27° Distrito Policial (DP), do Campo Belo, zona sul paulistana, e foi levado ao Fórum Criminal da Barra Funda no final da manhã desta quinta-feira (7).

    Segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública de São Paulo, três homens e uma mulher foram presos em flagrante por policiais militares sob a acusação de quebrarem móveis na Alesp e agredirem policiais. Eles foram autuados por lesão corporal, dano, associação criminosa, resistência e desobediência.

    A advogada Raquel Brito, que acompanha o caso, classificou a prisão como “injusta” e afirmou que houve ilegalidades na condução das pessoas. Ela diz ter confiança de que todos serão liberados na audiência de custódia. Um grupo de manifestantes passou a noite em vigília em frente ao 27º DP. (Com informações da Agência Brasil). 

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: