HOME > Sudeste

Gleisi denuncia "oportunismo político" de Tarcísio no lançamento do edital do trem que liga São Paulo a Campinas

"Essa obra só vai ser possível porque Lula tomou a decisão política de colocá-la no PAC, coisa que o ex-presidente de Tarcísio, o Bolsonaro, nunca fez", postou Gleisi

Gleisi Hoffmann e Tarcísio de Freitas (Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados | Mônica Andrade/Governo do Estado de SP )

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 - A presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), usou as redes sociais para denunciar o que chamou de “oportunismo político” do governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos), durante o lançamento do edital do Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte, um projeto de R$ 13,5 bilhões que pretende ligar a cidade de São Paulo a Campinas e que deve ir a leilão no final de fevereiro do próximo ano. 

“Impressionante o oportunismo político do governador de SP. Sem mencionar o PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] ou o governo federal ou mesmo convidar o ministro dos Transportes, Tarcísio Freitas promoveu o lançamento do edital do trem que liga SP a Campinas. Essa obra só vai ser possível porque Lula tomou a decisão política de colocá-la no PAC, coisa que o ex-presidente de Tarcísio, o Bolsonaro [Jair Bolsonaro (PL)], nunca fez. Embora tenha recursos estaduais também, são os recursos federais que permitirão a realização das obras. Isso tem de ficar bem claro”, postou Gleisi na rede social X, antigo Twitter. 

Segundo o governo do Estado, o projeto foi tornado "mais atrativo" por meio de um aporte 42% maior do poder público para o empreendimento, somando R$ 8,5 bilhõe sendo que parte destes recursos serão oriundos de um empréstimo da ordem de 6,4 bilhões firmado entre o governo de São Paulo e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: