Haddad alfineta Zema, bolsonarista: 'jamais foi recebido pelo governo anterior para discutir a dívida; também não procurou'
"Não houve nenhuma negociação em torno da dívida de Minas" durante o governo Jair Bolsonaro, afirmou o ministro da Fazenda, debruçado sobre o assunto
247 - O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), alfinetou o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e Jair Bolsonaro (PL) nesta quarta-feira (27) ao falar à Rádio Itatiaia sobre a renegociação da dívida pública do estado, que já ultrapassa os R$ 170 bilhões. Segundo o jornal O Globo, Haddad destacou que Zema não buscou Bolsonaro para discutir a situação financeira de Minas Gerais.
"Essa é uma troca justa, que dá sustentabilidade para os estados endividados. Coisa que não foi feita no período anterior. Você veja que o governador Zema jamais foi recebido pelo governo anterior para discutir essa questão da dívida, também não procurou. Não houve nenhuma negociação em torno da dívida de Minas", afirmou Haddad, que defende uma proposta que visa diminuir as taxas de juros cobradas nas dívidas do estado em troca de investimentos no Ensino Médio Técnico.
O projeto proposto pelo ministro será encaminhado ao Congresso Nacional em até 60 dias. Contudo, caso seja aprovado em regime de urgência, ainda precisará do aval da Assembleia Legislativa de Minas antes de ser implementado no estado. Essa urgência é motivada pela proximidade do vencimento da liminar no Supremo Tribunal Federal (STF), que expira em meados de abril, quando o estado terá que voltar a pagar a dívida.
Diante da nova proposta, o vice-governador de Minas Gerais, Matheus Simões, expressou preocupação com o plano de Haddad, mencionando a dificuldade de atingir as metas de reinvestimento propostas. "Estou correndo para entender melhor a proposta de Haddad. As metas de reinvestimento parecem pouco factíveis. Minas já tem 100 mil alunos matriculados em ensino técnico, no Trilhas de Futuro. Temos receio de sermos penalizados por ter feito o dever de casa antes", disse Simões.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: