Investigado por ligações com o Comando Vermelho é nomeado assessor por deputado bolsonarista
Raphael Montenegro é investigado por suposta negociação com líderes do Comando Vermelho (CV) para transferências de presos
247 - O deputado estadual Alexandre Knoploch (PL), do Rio de Janeiro, nomeou como seu assessor parlamentar o ex-secretário de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro, Raphael Montenegro, investigado por suposta negociação com líderes do Comando Vermelho (CV) para transferências de presos, informa o Metrópoles. Montenegro chegou a ser preso durante operação da Polícia Federal em 2021.
Gravações revelam que o ex-secretário teve conversas com traficantes incluindo Marcinho VP, para tentar um acordo entre facções rivais. Ele também foi acusado de falsidade ideológica, por apresentar informações falsas à Penitenciária Federal de Catanduvas (PR) para justificar visitas a detentos. Em 2022, o TRF-2 arquivou a ação penal contra ele alegando não haver provas do interesse pessoal de Montenegro nos diálogos com traficantes.
Outra acusação aponta que Montenegro facilitou a soltura do traficante Wilson Carlos Quintanilha, o Abelha, em 2021, mesmo com um mandado de prisão ativo. Câmeras de segurança registraram um aperto de mão entre os dois no momento da liberação do criminoso. O Ministério Público denunciou Montenegro e Abelha à Justiça, mas a ação foi rejeitada por excesso de prazo.
Segundo Knoploch, a nomeação ocorreu porque Montenegro é um advogado experiente e conhecedor do sistema penitenciário. O deputado protocolou um pedido de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) para investigar a gestão da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Rio (Seap).
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: