Lula vai se reunir com Boulos para tentar acordo em torno da candidatura de Haddad
Folha diz que encontro será na próxima semana; PSOL diz que manterá candidatura do líder sem teto; Haddad lidera a pesquisa
O ex-presidente Lula (PT) planeja se encontrar com o pré-candidato ao governo de São Paulo Guilherme Boulos (PSOL) para falar sobre as eleições para o governo do Estado. A reunião estaria sendo agendada para a próxima semana
Segundo a Folha, o encontro ocorrerá "em meio ao impasse que se mantém no Estado —com a esquerda dividida entre a candidatura do líder sem-teto e a do ex-prefeito Fernando Haddad (PT), que também mira o Palácio dos Bandeirantes."
Membros de PT e PSOL ouvidos pela Folha mantêm o discurso de que ambas as candidaturas serão levadas até o final e admitem que o apoio mútuo pode ficar apenas para o segundo turno.
Na última pesquisa Datafolha, realizada em dezembro, sem Geraldo Alckmin na disputa, Fernando Haddad lidera, com 28%, seguido de Márcio França (PSB), com 19%; Guilherme Boulos, com 11% e o bolsonarista Tarcísio Freitas (sem partido), com 7%.
A Folha informa que, nos bastidores, ainda há apostas de que haverá uma unificação, e os próprios candidatos estão abertos ao diálogo.
Procurados pela Folha, Haddad e Boulos preferiram não falar sobre o assunto.
Lula já indicou compromisso com Haddad, com quem se reuniu na quinta-feira (27).
"Eu acho, com toda modéstia, que o PT nunca esteve tão próximo de ganhar o governo do estado, como está agora", disse em entrevista na semana passada.
A cúpula do PSOL tampouco cogita, neste momento, retirar a candidatura de Boulos, que terminou em segundo lugar a eleição na capital paulista em 2020, desbancando o PT.
Ali o assunto é tratado como resolvido —os dois serão candidatos e se unirão no segundo turno. A fase de negociações já teria passado.
Interlocutores de Boulos, no entanto, afirmam que o pré-candidato é favorável ao diálogo pela união da esquerda até o último minuto.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: