TV 247 logo
    HOME > Sudeste

    Maior feira de cannabis da América Latina, ExpoCannabis Brasil expande estrutura e mira inovação no setor

    Mais de 300 empresas estão confirmadas no evento, que terá representantes dos ramos medicinal, industrial, comércio, bebidas, sementes e tecnologia

    ExpoCannabis 2023 e a maconha (Foto: Reprodução (YT) / Divulgação)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    247 - A ExpoCannabis 2024 espera atrair mais de 40 mil visitantes e ocupará 20 mil metros quadrados com cerca de 300 expositores de 15 a 17 de novembro na cidade de São Paulo (SP). Mais de 300 empresas estão confirmadas na exposição de 2024. Haverá representantes dos ramos medicinal, industrial (papéis e acessórios para fumar), comércio (tabacarias e headshops), bebidas (terpenadas e para harmonização, de cerveja a café), sementes e tecnologia. O mercado de cannabis mundial deve crescer para US$ 105 bilhões até 2026, e há pesquisas que indicam as perdas econômicas do Brasil por estar fora deste mercado. É a segunda edição do evento.

    Até o ano passado, 430 mil pessoas se beneficiavam da cannabis medicinal no Brasil, e dados atualizados serão divulgados em breve. Estudos científicos recentes comprovam a eficácia da cannabis medicinal, e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) registrou um crescimento de 93% na importação de produtos em 12 meses.

    A expectativa é que a regulamentação da cannabis no Brasil avance significativamente nos próximos cinco anos, com impactos positivos em diversos setores, como a indústria têxtil, alimentícia, papel e celulose e construção civil. A ExpoCannabis desempenha um papel crucial nesse cenário, promovendo discussões sobre regulamentação, compartilhamento de melhores práticas e educação sobre os benefícios da cannabis.

    "Estamos comprometidos em colaborar com legisladores, especialistas e a comunidade para promover um ambiente regulatório favorável que estimule o crescimento sustentável e responsável da indústria no país", afirmou a CEO da ExpoCannabis, Larissa Uchida.

    Ao longo de 2024, peritos criminais brasileiros aguardam o estabelecimento de novas orientações para o seu trabalho, quando tiverem que examinar maconha apreendida em pequena quantidade pela polícia. O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que não é crime ter até 40 gramas de cannabis sativa ou seis plantas-fêmeas - que produzem flores ricas no composto psicoativo tetra-hidrocanabinol (THC).

    A diversidade de expositores reflete a amplitude do mercado de cannabis e a relevância do evento como um ponto de encontro para profissionais e entusiastas da indústria. Além disso, haverá uma variedade de atrações artísticas, culturais e intelectuais.

    "Espero que a ExpoCannabis continue a fortalecer sua posição como o principal ponto de encontro da indústria da cannabis no Brasil, inspirando novas parcerias, catalisando inovações e promovendo a educação sobre os benefícios e desafios do setor. O evento não apenas impulsiona o desenvolvimento econômico da indústria, mas também educa o público sobre os usos medicinais e industriais da cannabis, contribuindo para uma maior aceitação e avanço da atual regulamentação do nosso setor".

    Na ExpoCannabis 2024, o público poderá visitar setores dedicados ao uso das aplicações medicinais, veterinária, na nutrição e nutrição desportiva, construção civil e indústria, além de acessórios para o uso adulto, como papéis e itens para fumar. Tabacarias e headshops e bebidas especiais (de cervejas a cafés terpenados).

    A Casa Cânhamo apresentará uma exposição exclusiva de itens decorativos feitos com cânhamo, um tipo de planta. A marca brasileira, que tem produção 100% nacional, traz para o evento peças como itens de mesa posta, luminárias, almofadas, filtros de café, aventais e roupa de cama – todos disponíveis para compra.

    Curiosidade: o cânhamo é utilizado desde pelo menos 9.000 aC, e as cordas das caravelas portuguesas que chegaram ao Brasil eram feitas com suas fibras. Mesmo com tantos usos, o cânhamo cometeu preconceitos e restrições devido à relação com a Cannabis Sativa.

    A programação inclui desfiles de moda, exposição de objetos de decoração em cânhamo e oficinas sobre como fabricar concreto e papel com o material, proporcionando um verdadeiro mergulho no universo da planta. E para quem quer relaxar, haverá sessões gratuitas de massagem com óleos essenciais, aulas de yoga e meditação. Já os mais engajados na causa poderão fazer uma tatuagem da logo do evento (com a icônica folha) em troca de um quilo de alimento não perecível.

    Entre os eventos paralelos, a Expocannabis vai promover fóruns sobre legislação, uso medicinal e negócios no setor, com um HUB exclusivo voltado ao mercado da cannabis no Brasil. Além disso, uma área dedicada à medicina trará especialistas para discutir tratamentos com canabinoides e orientar o público sobre a emissão da carteirinha digital, facilitando o acesso à cannabis medicinal.

    Com quatro palcos, o evento ainda contará com shows, praça de alimentação e uma experiência sensorial com a planta, incluindo difusores e amostras de cannabis para o público conhecer de perto essa poderosa erva.

    Serviços:

    Dia: 15 a 17 de novembro

     Horário: 11h às 21h 

     Local: São Paulo Expo - Rodovia dos Imigrantes, 1,5 KM - Vila Água Funda - São Paulo – SP

    Ingressos: 

     https://www.sympla.com.br/evento/expocannabis-brasil-2024-2-edicao/2375321?referrer=expocannabisbrasil.com



     

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    Relacionados