'Medida acertada, porém demorada' diz Nunes diz sobre abertura de processo contra Enel por apagões em São Paulo
Declaração do prefeito de São Paulo foi feita após o ministro de Minas e Energia anunciar que a Aneel abriu um processo que poderá cancelar a concessão da empresa
247 - O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), qualificou como “acertada, porém demorada”, a abertura de um processo disciplinar contra a Enel, empresa responsável pelo fornecimento de energia na cidade, anunciada nesta segunda-feira (1) pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
“É uma medida acertada, porém demorada. Chegou o momento do governo federal entender toda a problemática e todo sofrimento das pessoas que são clientes da Enel na cidade de São Paulo. É perceptível que a Enel não tem condições para tocar esse processo, falta investimento”, disse Nunes, de acordo com o jornal O Globo.
“O ministro acerta, atrasado, porque eu estou avisando, outros prefeitos estão avisando, o governador tá avisando, e que deve caminhar para a Aneel enfim tomar um posicionamento sob o risco do presidente e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de responder civil e criminalmente pelo que eles estão sendo omissos em relação ao caso da Enel”, ressaltou. Ainda segundo o prefeito, “é muito perceptível que a Enel não tem condições de continuar".
No início da manhã desta segunda-feira, o ministro Alexandre Silveira afirmou que determinou à agência reguladora Aneel a abertura de um processo que pode levar à caducidade da concessão da Enel São Paulo. "O ministério está tomando medida extremamente radical, importante e educativa para outras distribuidoras de energia", disse Silveira em entrevista à GloboNews. Ainda segundo ele, em um eventual cenário de perda do contrato da distribuidora, o governo poderá avaliar uma relicitação da concessão ou "até reestatização".
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: