Pacheco diz receber com "alegria" sinalizações de apoio de Lula para disputa pelo governo de Minas em 2026
"Tenho grande apreço pelo presidente Lula e sei que ele tem por mim também", disse o presidente do Senado
247 - O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, agradeceu nesta quinta-feira (27) as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de que apoiaria uma eventual candidatura sua ao governo de Minas Gerais em 2026. "Recebo com muita alegria. Tenho grande apreço pelo presidente Lula e sei que ele tem por mim também", afirmou Pacheco, referindo-se aos elogios recebidos, de acordo com o jornal O Globo.
Pela manhã, em entrevista ao jornal O Tempo, Lula afirmou que Pacheco seria um "grande nome" para concorrer ao governo do estado em 2026, destacando sua atuação na defesa da democracia. "As eleições de 2026 estão distantes, como você mesmo disse. Nem o cenário de candidato a prefeitos em 2024 está consolidado, imagina o de governadores daqui a dois anos. Mas claro que o presidente do Senado é um grande nome, teve uma atuação importante na defesa da democracia," disse Lula na ocasião.
Durante a tarde, em entrevista à rádio Itatiaia, Lula reiterou o apoio, afirmando que Pacheco só não será candidato ao governo de Minas "se não quiser". "Eu tenho dito isso para o Pacheco. Ele só não será candidato (a governador) se ele não quiser. Eu não sei o que ele quer, se ele quer ser senador, mas eu considero o Pacheco a mais importante personalidade de Minas Gerais. Ele decide o que ele quer fazer e o que eu posso dizer é que eu quero estar junto," declarou.
Nos bastidores, Rodrigo Pacheco tem indicado, desde o ano passado, que pretende disputar o governo mineiro. Nesta linha, ele atuado na renegociação da dívida pública do estado, que já ultrapassa os R$ 170 bilhões. Dentro do PSD, o único nome que poderia se opor a ele é o ex-prefeito Alexandre Kalil.
As manifestações de apoio de Lula a Pacheco ocorreram durante a passagem do presidente por Minas Gerais, onde ele esteve em agenda em Contagem. Nesta sexta-feira (28), o presidente seguirá para Belo Horizonte e Juiz de Fora. O atual governador, Romeu Zema (Novo), recusou o convite para participar dos eventos alegando ter compromissos previamente agendados no Norte do estado.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: