Polícia Militar proíbe uso de “mata leão” em abordagens policiais no estado de São Paulo
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo informou nesta sexta-feira a proibição do golpe chamado "chave cervical", o popular “mata leão”, nas abordagens da Polícia Militar paulista
247 - A Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (31) que o golpe de imobilização chamado chave cervical, o popular “mata leão”, está proibido nas abordagens policiais, após uma revisão no manual de defesa pessoal da PM. A informação é do portal G1.
Em nota, a Polícia Militar paulista confirmou a revisão, dizendo que “busca permanentemente aperfeiçoar a prestação de serviço à sociedade e modernizar seus protocolos de atuação”. “Atualmente, a instituição realiza estudos para avaliar as técnicas de contenção durante as detenções de suspeitos, sendo que a chave cervical não mais será empregada”, afirmou.
A proibição do “mata leão” acontece alguns dias após a publicação de um vídeo, em 24 de julho, que mostra policiais militares sufocando, através da chave cervical, um jovem negro na cidade de João Ramalho, no interior de São Paulo.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: