Prefeitura de Guarulhos cancela 1º Caminhada da Luta Antimanicomial na véspera do evento
De acordo com o comunicado emitido pela equipe do prefeito Gustavo Enric Costa, o Guti (PSD), o evento foi cancelado por questões logísticas
247 - Sem explicações detalhadas, a prefeitura de Guarulhos divulgou no final da tarde desta segunda-feira (20), em suas redes sociais, o cancelamento da 1º Caminhada da Luta Antimanicomial, que aconteceria nesta terça-feira (21) na região central da cidade. De acordo com o comunicado emitido pela equipe do prefeito Gustavo Enric Costa, o Guti (PSD), o evento foi cancelado por questões logísticas.
O cancelamento na véspera da Caminhada pegou os organizadores e público de surpresa. Segundo os trabalhadores da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) de Guarulhos, o evento, que já acontece há três anos em bairros do município, estava sendo organizado desde o início do ano para acontecer pela primeira vez no centro da cidade, saindo da Getúlio Vargas em direção ao Bosque Maia para outras atividades culturais.
Após o comunicado, a deputada federal Sâmia Bomfim (Psol-SP) endereçou ofício à Prefeitura de Guarulhos cobrando explicações para o cancelamento da atividade a menos de 24 horas de sua realização. O documento reitera que a decisão repentina frustrou a participação da sociedade civil organizada, dos profissionais de saúde e, notadamente, das pessoas que realizam o cuidado nos serviços de saúde mental numa perspectiva antimanicomial.
“Tal atitude, na forma como realizada, coloca dúvidas a respeito do compromisso do Poder Executivo Municipal com uma política pública de saúde alinhada com as melhores práticas de cuidado e redução de danos. [...]Portanto, respeitosamente, requeiro que seja informado o motivo para cancelamento da I Caminhada da Luta Antimanicomial (de Guarulhos), bem como a nova data e local para sua realização”, destaca o ofício.
A 1º Caminhada da Luta Antimanicomial foi idealizada em Guarulhos com o objetivo sensibilizar a população sobre os direitos das pessoas em sofrimento psíquico, combater o estigma associado à saúde mental e defender práticas de cuidados mais humanizadas e inclusivas.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: